Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

Turismo - Gastronomia / Comida Japonesa / HIKARI : O brilho eterno de uma Guaíra do Japão


Rua Rui Barbosa, 1625, centro
3642 2614




O Japão é a terra do sol nascente e Guaíra é a cidade do poente mais belo do Brasil. Se os opostos se atraem, este é um casamento perfeito, não é?


Colonizada por uma expressiva comunidade japonesa, não estranha que tenha florescido em Guaíra um restaurante japonês de alto padrão, o melhor de toda a região. Estamos falando, é claro, do Hikari, propriedade de Rodrigo Hideki Nakata, de apenas 30 anos.


Para se ter uma ideia, o restaurante Hikari é hoje praticamente um ponto turístico da cidade, um abrigo para 22 funcionários e refúgio para quem possui um paladar apurado.


Hikari significa "luz", ou "brilho". Mas Rodrigo nos conta que o medo quase obscureceu o sonho de montar o restaurante. Ele, então com 24 anos, tinha acabado de voltar do Japão, onde ficou por cinco anos, e queria investir em alguma coisa no Brasil, em Guaíra, sua terra natal e onde sua família havia se estabelecido há muito tempo. "O problema é que todo mundo me dizia que não ia dar certo, que Guaíra não comportava. Até meus amigos mais próximos diziam isso. Se não fosse o incentivo da minha mãe, eu teria desistido", revela.


Amante da culinária japonesa, Rodrigo também desconfiava que seus conhecimentos não eram suficientes. "Uma coisa é cozinhar para si mesmo ou para a família, outra coisa é se colocar à prova para os outros", afirma.


Determinado a se aventurar no ramo da gastronomia, o jovem Nakata partiu para São Paulo, capital. Lá, trabalhou num restaurante para se assenhorar dos conhecimentos e artimanhas sobre os pratos inspirados no Japão.


Além de São Paulo, optou também por um curso em Curitiba. Pronto, era a hora de "desembainhar o sabre" e colocar em prática o seu talento.


O Hikari abriu suas portas no ano de 2012. Era um espaço pequeno, mas muito aconchegante. Ao contrário do que os pessimistas previam, o restaurante japonês caiu como uma bomba, no bom sentido. Filas de espera e a falta de espaço inclusive convenceram Rodrigo a apostar mais alto. Dois anos depois ele inaugurava o novo Hikari num prédio da família, amplo e bem decorado.


Hoje, o restaurante recebe muita gente de fora. A prova de que se tornou referência regional está nas entregas que o restaurante precisa fazer diariamente em Terra Roxa/PR, Salto del Guairá/PY e Mundo Novo/MS.


O cardápio, um dos mais variados de Guaíra, oferece mais que boa comida japonesa. Também comercializa opções de carne à brasileira, peixes e pratos com porco.


A variedade se estende igualmente às bebidas: vinhos, espumantes, uísques, sucos, cervejas de alto padrão, drinques e, claro, saquê.


Sucesso, sucesso mesmo, fazem os sushis e os pratos quentes como o yakissoba e frango xadrez, além dos combinados, servidos em lindos barcos (um deles chega a medir 1 metro e 20 centímetros).


O salmão é figura de proa, carro-chefe também. "Hoje, a gente consome em média 15 caixas de salmão por semana. Em cada caixa vem 30 quilos do peixe", observa.


Além de abrir à noite, terça a quinta das 19 às 23h30 e sexta a domingo das 19 às 00h, o Hikari passou a atender também no horário de almoço (11h30 às 14h).
Entre tradicionais hossomakis, uramakis, temakis, tempurás, ainda há espaço para toques pessoais, como o Hot Roll (alga, salmão, arroz) e o Ninho da Felicidade (cesta de batata com frango xadrez). Apesar da variedade de itens, Rodrigo lamenta não poder contar com cogumelos. "Infelizmente, não temos fornecedores para muitos produtos por causa de nossa localização geográfica. É uma pena", diz.


Apesar disso, ninguém reclama. Pelo contrário. O Hikari caiu no gosto popular. E não apenas dos descendentes de japoneses. A referência é internacional. "Tenho muitos clientes paraguaios. Muitos mesmo. E a maior parte de quem vem aqui é gente de fora. Turistas, moradores de cidades do Mato Grosso do Sul, e também de Terra Roxa e região Noroeste. Vem também muita gente da cidade e pessoas que estão trabalhando em Guaíra temporariamente. Ou seja, a maioria dos meus clientes é formada por brasileiros que aprenderam a apreciar a culinária japonesa", destaca.


Pioneiro da onda que transformou Guaíra numa cidade gastronômica, Hikari é hoje referência, provavelmente o mais famoso e mais bem avaliado restaurante da cidade. Não é pouca coisa. Entre os que apreciam e possuem intimidade com a culinária japonesa, há quem diga que o Hikari está em pé de igualdade com pares do gênero de cidades grandes do Paraná.


Pensando bem, Hikari não significa apenas "brilho" em japonês. Hoje, pelo menos na nossa linguagem peculiar guairense, Hikari é sinônimo de "o que Guaíra tem de melhor".
Serviço:
Hikari Restaurante
Rua Rui Barbosa, 1625, centro
3642 2614

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 23/10/2017 17:26:56