Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 262 vezes

Quinta-feira, 03 de Abril de 2014

Professoras intensificam pacto pela alfabetização na idade certa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo governo federal e também pelos governos estaduais e municipais e tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até aos oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. É fundamental que toda a sociedade mobilize-se, ou seja, aja coletivamente com o objetivo de alcançar os resultados almejados, que é o de garantir que todas e cada uma das crianças brasileiras esteja alfabetizada, no máximo, até aos 8 anos de idade. Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.

 Este ano de 2014 o curso presencial para os professores alfabetizadores terá carga horária de 160 horas,120 horas dedicadas à alfabetização matemática (LM) e à complementação dos estudos em linguagem (LP); b) 40 horas devem ser dedicadas ao reforço de conteúdos de linguagem (presenciais e não presenciais  baseado no Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas. Os encontros com os professores alfabetizadores serão conduzidos por orientadores de estudo e o local do encontro será na Escola Municipal Erick Andersen às 19h todas as terças-feiras. Os orientadores de estudo são professores das redes, que farão um curso específico, com 200 horas de duração por ano, ministrado por universidades públicas. É recomendável que os orientadores de estudo sejam selecionados entre a equipe de tutores formados pelo Pró-Letramento no município ou estado. Os encontros das orientadoras acontecerão na UEM, em Maringá. Em todas viagens para curso de capacitação na cidade de Maringá, as orientadoras e coordenara recebem ajuda de custo do Município para despesas e também apoio da SEMEC com todo material pedagógico como notebooks, data show entre outros materiais necessário para ministrar as aulas) Através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, escolas irão receber materiais pedagógicos necessários para que os professores possam desenvolver o projeto e ministras suas aulas. No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa serão desenvolvidas ações que contribuam para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização. Está previsto para final do ano o encerramento do curso com um seminário para avaliar as atividades desenvolvidas do PNAIC. O seminário será  aberto a toda  comunidade guairense. Foram escolhidas para serem orientadoras as professoras Ana Albuquerque, Sandra Regina e Eliza Maria. A coordenadora do Pacto é a professora Marli de Souza Jardim. Anexo tabela cronograma anual da capacitação do Município.                                                                                              

CONTEÚDOS

ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES ALFABETIZADORES (4h)

DATA

 

L.M

Caderno de Apresentação Matemática

Caderno 01

Caderno 02

L.P

Sequência Didática

Projeto Didático

Retomar Língua Portuguesa

1º encontro: Caderno de apresentação da Matemática

25/03

Atividades não-presenciais

27/04

 

2º encontro: Caderno 01

01/04

Atividades não-presenciais

11/04

 

3º encontro: Caderno 02

15/04

4º encontro: Projeto e Sequência Didática 

22/04

5º encontro: Planejamento

24/04

L.M

Caderno 03 – Construção do Sistema de Numeração Decimal

Jogos na Alfabetização Matemática

L.P

Gêneros Textuais do 1º ao 3º ano e Tipologias

Retomar Língua Portuguesa

1º encontro: Caderno 03 

29/04

 

2º encontro: Caderno 03 e Jogos

06/05

3º encontro: Gêneros Textuais do 1º ao 3º ano e Tipologias

13/05

Atividades não-presenciais

16/04

 

4º encontro: Gêneros Textuais do 1º ao 3º ano e Tipologias 

20/05

LM

Continuação Caderno 03

Caderno 04 – Operações na Resolução de Problemas

LP

Leitura e Consciência Fonológica

Retomar Língua Portuguesa

1º encontro: Caderno 03 e Jogos

27/05

2º encontro: Caderno 04 e Jogos

03/06

Atividades não-presenciais

13/06

 

3º encontro: Caderno 04 e Jogos

17/06

3º encontro: Leitura e Consciência Fonológica 

24/06

  Atividades não-presenciais

27/06

 

LM

Geometria

Grandezas e Medidas

LP

Sistema de Escrita Alfabética

Retomar Língua Portuguesa

1º encontro: Caderno 04 e Jogos

15/07

2º encontro: Caderno 05 e Jogos

22/07

Atividades não-presenciais

29/07

3º encontro: Caderno 05 e Jogos

05/08

4º encontro: Sistema de Escrita Alfabética 

12/08

 

LM

Educação Estatística

Saberes Matemáticos e outros campos dos saberes

LP

Ciclo e Seriação

Retomar Língua Portuguesa

Atividades não-presenciais

22/08

1º encontro: Caderno 06 e Jogos

26/08

2º encontro: Caderno 06 e Jogos

02/09

3º encontro: Caderno 07 e Jogos

04/09

4º encontro: Ciclo e Seriação

09/09

1º encontro: Caderno 07

16/09

2º encontro: Caderno 08

23/09

3º encontro: Caderno 08

30/09

Atividades não-presenciais

10/10

4º encontro: Direitos de Aprendizagem e Avaliação

14/10

 

UNIDADE 8

(Novembro)

LM

Jogos

LP

Avaliação

Retomar Língua Portuguesa

1º encontro: Educação Matemática no Campo

21/10

Atividades não-presenciais

23/10

2º encontro: Educação Matemática Inclusiva

28/10

3º encontro: Direitos de Aprendizagem e Avaliação

04/11

4º encontro: Direitos de Aprendizagem e Avaliação

11/11

3º encontro: Avaliação

13/11

Atividades não-presenciais

21/11

Seminário

25/11

Observações: As atividades não presenciais referem-se a elaboração de planejamento, materiais pedagógicos e relatórios que poderão ser solicitados ao longo do ano. LP- Língua Portuguesa e LM - Linguagem Matemática  
  [gallery ids="14856,14857,14858,14859,14860,14861,14862,14863,14864,14865,14866"]

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 31/03/2020 17:45:36