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Quarta-feira, 14 de Maio de 2014

Município também aposta na educação inclusiva

educação inclusivaA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) diz que é dever do estado garantir o atendimento educacional especializado gratuito aos educados com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. Inclusive o capítulo 5 da LDB 9.394/96 trata somente de aspectos referentes à educação especial. Entre os pontos especificados, o art. 58. § 1º diz que sempre que for necessário haverá serviços de apoio especializado para atender às necessidades peculiares de cada aluno portador de necessidades especiais. Assim, em uma classe regular com inclusão pode haver um aluno surdo que necessite de um professor de apoio que saiba LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para auxiliá-lo em todas as disciplinas. Atualmente, já se tornou uma realidade nas redes públicas de ensino, alunos com necessidades especiais frequentarem a escola em salas de aula com inclusão. Isso é importante para que, independentemente do tipo de deficiência e do grau de comprometimento, possam se desenvolver social e intelectualmente na classe regular. Dentro desse contexto, o Município de Guaíra através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tem atualmente 135 alunos matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino. Isso significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças. Preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando. “Isso com certeza é um avanço em relação ao passado, quando um jovem portador de necessidades especiais era excluído da sociedade, sendo mantido somente dentro de sua casa; além de não receber nenhum tipo de educação e de não participar de contatos ou atividades sociais, muitas vezes sendo até mesmo maltratado”, comenta Idivaldo Capatti, secretário de Educação e Cultura.     Foto: rede mercosul  

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Data da Última Atualização: 21/02/2020 08:25:36