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Quarta-feira, 30 de Setembro de 2015

Alfabetização de autistas foi tema de encontro do PNAIC

Por Marcelo Bianconi
  A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu na noite de ontem (29) o 3º encontro de palestras do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) realizado na sala catequética da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, com a presença de diversos professores, estudantes e interessados no assunto. O tema debatido na noite foi o acompanhamento escolar com alunos autistas, tema que foi apresentado pelos representantes da Associação de Pais e Amigos do Autista de Guaíra - AMAG, que tem como presidente Rosana Sayoko Kuchino Ohashi. Rosana Ohashi disse que a AMAG surgiu com a necessidade das famílias compartilharem a realidade de se ter uma pessoa autista na família, e juntas procurarem meios de lutar pelos interesses do autista e de suas famílias, e a educação é uma das lutas da AMAG. "Sabemos que a educação com autista é algo novo para os professores, e nós, familiares de autistas, queremos colaborar nesse processo educacional" declarou a presidente da AMAG. A coordenadora do PNAIC em Guaíra, Marli Jardim, disse que Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, também objetiva contemplar alunos com particularidades, como o autismo. "O aluno autista deve ser assistido pelo governo, e o PNAIC também quer que todas as crianças com autismo sejam contempladas pelo Pacto, claro, obedecendo todas as especificações que deve se ter com os autistas, com isso surge esta palestra onde os educadores e familiares de autistas compartilham e trocam informações" disse Marli Jardim. Durante o encontro, as mães da AMAG apresentaram trabalhos pedagógicos desenvolvidos por autistas, e demonstraram como se dá sua aplicação no contexto educacional.   Entendendo o Pacto Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Alfabetização Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: 1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador; 2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias; 3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade; 4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem. Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática. Governos Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
  • alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
  • realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
  • no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
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Data da Última Atualização: 28/05/2020 17:50:06