Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 558 vezes

Segunda-feira, 09 de Novembro de 2015

Município começa estudos sobre a Base Nacional Comum Curricular

Secretaria Municipal de Educação e Cultura / Assessoria
  Em atendimento ao Plano Nacional de Educação Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, a Lei Nº 1.939/2015 do Plano Municipal de Educação, de 23 de junho de 2015, e em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a Secretaria Básica do Ministério da Educação dá continuidade ao processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular, a ser submetida a ampla consulta pública e posterior submissão ao Conselho Nacional de Educação. Na última semana, a Secretaria de Educação convocou todos os diretores municipais e coordenadores de Cmeis para orientar sobre o debate que foi realizado nas escolas no dia 6, sendo uma mobilização que aconteceu por todo o estado, onde foi discutido e sistematizado o documento em cada uma das escolas. Por este motivo, na última sexta-feira as escolas da rede pública municipal não tiveram aulas. A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos. A Base Nacional Comum é um conjunto de conhecimentos e habilidades que cada estudante brasileiro deve aprender, em cada etapa da educação. A base vai servir como pilar para o trabalho das unidades escolares, é uma conquista social. Sua construção é crucial para encontrarmos um entendimento nacional em torno do que é importante no processo de desenvolvimento dos estudantes brasileiros da Educação Básica. Entender seu real significado e participar da sua construção é direito e dever de todos. A próxima etapa acontece no dia 13 de novembro de 2015, com o Seminário Municipal, onde pautará a Socialização e sistematização  junto às demais escolas e segmentos do município. Neste dia haverá aula normalmente. Confira todo o calendário de atividades do processo de estudo da Base Nacional Comum Curricular:
06/11   Mobilização Estadual Discussão e sistematização do documento em cada escola   Comunidade Escolar (profissionais da educação, representantes de alunos e pais). Discussão por componente curricular. Indicação de um representante (por componente) para a fase seguinte.
13/11 Seminário Municipal Socialização e sistematização  junto às demais escolas e segmentos do município Discussão e sistematização por componentes nas 5 áreas, utilizando-se o espaço de 5 escolas (exemplo). Flexibilizar para as especificidades dos municípios. Indicação de um representante (por componente) para a fase seguinte.
23/11 a 11/12 Escolher um dia Seminário Regional (no município sede do NRE) Socialização e sistematização da fase municipal   Discussão e sistematização por componentes nas 5 áreas, utilizando-se o espaço de 5 escolas (exemplo). Flexibilizar para as especificidades dos municípios/regiões. Indicação de um representante (por componente) para a fase seguinte.
21 a 23/03 Seminário Estadual (local a ser confirmado) Socialização e sistematização da fase regional Discussão e sistematização por componentes nas 5 áreas. Finalização da proposta BNCC Estadual.
Até 15/04/2016  Envio  ao MEC Postar no sistema  SEED
  [gallery ids="30774,30775,30776"]

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 26/02/2020 14:11:22