Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 705 vezes

Quarta-feira, 30 de Novembro de 2016

Guaíra deverá receber novos profissionais do Mais Médicos, confira como fica o atendimento nas Unidades de Saúde neste fim de ano

Marcelo Bianconi 


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca alguns avanços e ações, alcançados na gestão 2013/2016, na rede de Atenção Primária a Saúde (APS), especificamente nas Unidades de Saúde de Família (USF).

 

A Estratégia de Saúde de Família, que tem por objetivo reorganização da atenção básica onde está inserida, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde - SUS, em Guaíra contava com 4 equipes, um número bem abaixo do proposto pela Política Nacional de Atenção Básica que indica uma equipe a cada 4 mil habitantes.

 

Diante tal cenário deficitário a administração municipal criou outras 4 equipes atingindo o percentual necessário para uma cidade de 32 mil habitantes como o caso de Guaíra.

 

Atualmente as Unidades de Saúde da Família - USF, atuam diretamente nas Unidades Básicas de Saúde localizadas na Vila Alta, Distrito de Dr. Oliveira Castro, Comunidade Bela Vista, Jardim Futura, Jardim Zeballos, Jardim Santa Paula, Vila Eletrosul e no Centro.

 

Ainda em 2013 o Governo Federal lançou o Programa Mais Médicos Para o Brasil - PMMB, com o objetivo de suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil, e o Município de Guaíra acabou beneficiado pelo programa com a vinda de 9 profissionais médicos, sendo 1 brasileiro, 1 argentino, 1 equatoriana e 6 cubanos, com contratos estabelecidos destes profissionais com Ministério da Saúde e o convênio com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), neste primeiro ciclo do programa o contrato foi de 3 anos.

 

Com a aproximação do termino dos contratos, o Ministério da Saúde permitiu a renovação com os profissionais e intercambistas, exceto com os médicos cooperados de Cuba, já que o governo cubano não autorizou a renovação dos contratos com os profissionais de seu país, diante disso os contratos com os médicos cubanos de Guaíra estão encerrados, sendo 2 já deixado a cidade no início do mês de novembro e outros 3 deixarão Guaíra nas próximas semanas.

 

Participam ainda do Programa Mais Médicos os médicos Dr. Sergio Gabriel Geronazzo (USF_Jd Futura), Dra. Yaima Lopez(USF-JD Santa Paula), Dra. Ximena Ulcango (USF-Vila Alta) e Dr. Gerson Negrissoli (USF-Centro/PACS).

 

Mais Médicos Para Guaíra

 

O Ministério da Saúde lançou no último dia 10 o edital Nº 19 para nova seleção de médicos do Programa Mais Médicos Para o Brasil.

 

O Município de Guaíra diante da ausência desses cinco profissionais, organizou uma agenda com todas as Unidades da Saúde da Família para que as USF pudessem continuar atendendo as comunidades até que Guaíra receba novos médicos do Programa.

 

A previsão segundo o Ministério da Saúde é que em até 40 dias sejam remanejados ou contratados novos profissionais médicos através do Programa Mais Médicos.

 

Atendimento de Fim de Ano

 

A população pode procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima do local em que reside para ser atendido pela equipe de profissionais que realizarão o acolhimento e procura técnica de encaminhamento.

 

Durante o mês de dezembro as Unidades de Saúde da Família de toda a cidade, atenderão a partir das 7h30 até as 12h, e das 13h30 às 17h, com exceção das Unidades que se encontram nas comunidades rurais, como a do Distrito de Dr. Oliveira Castro, e a de Bela Vista que terão atendimento das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

 

A Upa - Unidade de Pronto Atendimento, funcionará normalmente 24 horas por dia, todos os dias. O atendimento na UPA se dá em situações de urgência e emergência e atende a Classificação de Risco, desconsiderando a ordem de chegada e sim da gravidade da ocorrência, obedecendo o Protocolo de Manchester.

 

Escala de Atendimento

 

Confira que médicos estarão nas USF e quais dias estarão com atendimento à comunidade:

USF - Oliveira Castro

Dr. Gerson - terça-feira - tarde

USF-Cruzeirinho/São João

Dr. Gerson - quarta-feira - tarde

USF- Eletrosul

Dr. Sérgio - sexta-feira - manhã e tarde

USF- Santa Paula

Dr. Gerson - Quinta-feira - manhã e tarde

USF- Bela Vista/Salamanca e Maracaju

Dr. Tiago - sexta-feira - manhã e tarde

USF-Vila Alta

Dra. Ximena - Segunda-quarta-quinta e sexta-feira - manhã e tarde

USF-Zeballos

Dr. Tiago - segunda-quarta e quinta-feira - manhã

USF-Futura

Dr. Sergio - segunda-terça-quarta - manhã e tarde

Unidade Central de Saúde

Dr. Horst - todos os dias ? tarde

Dr. Gerson - Terça/quarta -  manhã

                        Sexta - manhã e tarde

Dra. Larissa - terça e quarta - manhã e tarde

Dr. Ronaldo - quarta-feira - tarde

Dr. Cleyton - terça e quinta de manhã

 

Outras informações pelos telefones (44) 3642-9555 ou (44) 3642-9574.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 18/02/2020 22:58:50