Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 3978 vezes

Quarta-feira, 30 de Novembro de 2016

Hospital Beneficente AssisteGuaíra é entregue à população, atendimentos começam nesta sexta-feira

Marcelo Bianconi

 

Foi entregue no final da tarde de ontem (29) à população guairense o Hospital Beneficente AssisteGuaíra durante solenidade que aconteceu com a presença de diversas autoridades locais e da região que vieram prestigiar este marco da saúde do município.

 

O hospital é fruto de grande empenho de toda sociedade guairense que se mobilizou para arrecadar fundos e recursos humanos voluntários para a adequação do novo hospital da cidade.

 

Durante a solenidade de entrega, o prefeito Fabian Persi Vendruscolo fez questão de lembrar dos trabalhadores que colaboraram voluntariamente para a construção do hospital e parabenizou a todos os doadores que contribuíram financeiramente para o AssisteGuaíra.

 

O presidente da entidade, Galaomilyd Silveira Barreto, falou das dificuldades em criar meios que a diretoria do AssiteGuaíra encontrou, mas enalteceu o esforço e dedicação de todos que mesmo diante das dificuldades enfrentadas para a criação do Hospital Beneficente Assiste Guaíra, não diminuíram o ritmo de trabalho.

 

O Hospital que entrará em funcionamento nesta sexta-feira (02/12) surgiu com a necessidade de Guaíra ter um hospital diante do cenário que se formou após o anúncio em fevereiro deste ano de que o único hospital da cidade fecharia as portas.

 

De prontidão, a administração executiva municipal iniciou um estudo sobre qual seria a melhor solução para que a população guairense não ficasse desamparada de atendimento hospitalar. De início se pensou a construção de um hospital público municipal, porém foi totalmente descartada diante da impossibilidade orçamentária do Município, nisso surgiu a proposta de criar uma entidade ou aproveitar a estrutura documental de uma associação para intermediar um hospital beneficente, e assim surgiu a ideia de utilizar a Associação Assistencial de Guaíra, fundada em 1967 para trabalhar pela criação do hospital beneficente.

 

A Associação ASSISTEGUAÍRA aproveitou a boa estrutura do Hospital Santa Rita para criar o Hospital AssisteGuaíra e deu início na transformação do prédio já no mês de abril deste ano com as primeiras intervenções estruturais no prédio para receber o futuro hospital.

 

Várias entidades e representações públicas contribuíram financeiramente para a realização do Hospital Beneficente AssisteGuaíra, uma delas que merece destaque é ação que através da Vara da Justiça Federal de Guaíra, pela decisão conjunta dos juízes federais Daniel Antoniazzi Freitag e Sandro Nunes Vieira aprovaram o projeto apresentando pela entidade para concorrer aos recursos do SISCOPEN, autorizando o repasse do valor de R$ 683.665,00, cujos recursos permitiram que o hospital iniciasse suas atividades com os mobiliários do setor de hotelaria novos e os principais equipamentos do centro cirúrgico e de esterilização, estando 02 salas cirúrgicas prontas para o funcionamento, restando apenas a sala cirúrgica principal a ser disponibilizada para uso no início de 2017.

 

Durante a solenidade de entrega foi feito a frente honra, que foi composta pelo senhor Fabian Persi Vendruscolo, Prefeito Municipal de Guaíra; Daniel Antoniazzi Freitag, MM Juiz Federal Substituto da Vara Federal de Guaíra; Sandro Nunes Vieira, MM Juiz Federal da Vara Federal de Umuarama; Denise Liel, Chefe da 20ª Regional de Saúde da SESA/PR, neste ato representando o Secretário de Estado de Saúde e todo o sistema público regional de saúde; Marcos Rigolon, Secretário Municipal de Saúde; Carlos Eduardo Garcia, Magnífico Reitor da UNIPAR; Ciro Antonio Kreuz, Presidente da UOPECCAN; Heraldo Trento, Prefeito eleito 2017/2020; Sirley Berton e Tania Lopes ambas vice-presidentes do Conselho de Administração; Dr. Heverton Berri, Diretor Técnico do Hospital; Dr. Ronaldo Lippi Sá, Diretor Clínico do Hospital; Pastor João Joares Rpdrogues de Melo Presidente da COPAMEG Conselho de Pastores e Ministro Evangelicos de Guaíra e 2° Tesoureiro do Conselho de Administração; Padre Ademir Alves Teixeira, pároco da Paróquia Nossa senhora dos Navegantes; Mauro Dias Baptista, representando a todos os associados doadores neste período.

 

Durante a solenidade, a diretoria do AssisteGuaíra apresentou ao público presente a equipe de colaboradores. Após a solenidade as portas do Hospital Beneficente AssisteGuaíra foram abertas para que convidados e população pudessem conhecer o hospital construído pela sociedade Guaírense.

 

Homenagens

 

No Hall de entrada do Hospital Beneficente Assiste Guaíra há um painel para homenagear os principais colaboradores para a criação e manutenção da entidade, seja cidadão ou empresa, que tenha prestado relevantes serviços à Associação ASSISTEGUAÍRA. Confiram quais personalidades e empresas que estrearam o painel de benfeitores do Hospital Beneficente AssisteGuaíra.

 

UNIPAR, como associado institucional nos termos do estatuto, por ter celebrado um termo de cooperação técnica, onde serão feitos os estágios dos enfermeiros do Cursos de Enfermagem, e pela cessão de mobiliário e equipamentos.

 

UOPECCAN, como associado institucional nos termos do estatuto, por ter celebrado um termo de cooperação técnica, onde serão feitas parcerias de procedimentos cirúrgicos nos hospitais de Umuarama e Cascavel, e pela cessão de equipamentos.

 

MAURO DIAS BAPTISTA como associado benemérito por ter coordenado todas as obras de reforma predial de forma não onerosa, em seu nome Mauro agradecemos a todos os trabalhadores;

 

ROBERTO JOÃO WEBER, HERALDO TRENTO, MARIO JOSÉ DE FARIA FERRAZ JUNIOR, LEONORA GOBETTI, como associados beneméritos, por terem feito doações financeiras acima do valor mínimo estipulado no estatuto, em seus nomes a todos os demais doares que consideramos igualmente importantes.

 

Igualmente, anunciamos que foi instalado na recepção um painel que homenageará a partir desta data, a todos os médicos falecidos com destacada atuação em Guaíra, neste momento, destacamos inicialmente os médicos Adilson Gomes Farias, Fernando Lopes Quintas, Henrique Bartolomeu Triches, João Fernandes Lemes.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 05/12/2019 17:17:34