Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 1695 vezes

Segunda-feira, 03 de Abril de 2017

Município veste-se de azul para sensibilizar sobre o autismo

Texto Cristian Aguazo
Fotos Cintia Marques

Ontem, domingo, 02 de abril, Guaíra juntou-se ao resto do mundo para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.


Na praça Duque de Caxias, servidores da secretaria de Educação e representantes da AMAG (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Guaíra) receberam pais, amigos e simpatizantes da causa autista para uma manhã de brincadeiras, confraternização, com direito a muitas atividades, pintura de rosto, cama elástica, pipoca e algodão doce.


Servidores da Saúde, e do curso de enfermagem da Unipar, aproveitaram a oportunidade para oferecer testes e orientações de promoção à saúde.


Na manhã de hoje, a programação teve continuidade com uma caminhada pelo centro da cidade, envolvendo pais, profissionais e alunos de escolas municipais e também da rede privada.


Recentemente, o Município de Guaíra deu um importante passo ao investir no atendimento especializado aos alunos portadores da síndrome. A coordenação para atendimento aos alunos especiais conta com psicopedagogas e psicólogas.


Também chamou a atenção positivamente o fato da maioria dos servidores terem aderido ao pedido para vestirem a cor azul (símbolo do autismo), num exercício de solidariedade e empenho rumo à conscientização.


"Quero agradecer a todos pela participação. Agradeço todos os que participaram das atividades na praça, todos os presentes na caminhada, todos os que vestiram azul. Nós faremos o possível para dar a atenção para este e outros assuntos importantes", destacou Franciele de Lima Danelon Jesus, secretária de Educação e Cultura.


O que é o autismo

O autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento.


Foi descrito pela literatura médica pela primeira vez em 1943, pelo psiquiatra norte-americano Leo Kanner. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que tenhamos 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil.


Pesquisas demonstram que a prevalência da síndrome é cada vez maior (a quantidade de portadores aumentou dez vezes em quatro décadas). O autismo é mais comum em crianças: uma em cada 88 crianças apresentam sintomas, sendo a prevalência cinco vezes maior em meninos. Uma das explicações para o aumento das estatísticas é a melhora no diagnóstico, que acontece cada vez mais cedo e evoluiu de forma a reconhecer até mesmo os sinais mais sutis da síndrome.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 11/08/2020 16:18:47