Texto Cristian Aguazo
A Atenção Básica (APS) ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
A Secretaria de Saúde de Guaíra, com apoio e parceria da Secretaria de Estado de Saúde, vem realizando capacitações referentes ao processo de trabalho na APS. Por isso, o município de Guaíra vem realizando reuniões e capacitações junto aos profissionais das unidades de saúde da família para melhorar a qualidade das ações do SUS, ou seja, realizando a estratificação de risco de doenças crônicas e problemas de saúde pré-existentes para dar qualidade e atenção necessária aos usuários.
No dia 25 de março, médicos, enfermeiros e dentistas da APS participaram no auditório da prefeitura de Marechal Cândido Rondon de mais uma capacitação voltada para organização do processo de trabalho nas USFs.
No Brasil, há diversos programas governamentais relacionados à atenção básica, sendo um deles a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por exemplo. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas UBS.