Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 669 vezes

Terça-feira, 30 de Maio de 2017

Prefeito cumpre agenda em Brasília e volta com informações importantes

Texto Cristian Aguazo

O prefeito Heraldo Trento esteve em Brasília na semana retrasada, onde participou da XX Marcha em Defesa dos Municípios. O gestor aproveitou a estadia para acompanhar de perto alguns projetos que são do interesse de Guaíra. Neste sábado (27), durante reunião interna com os servidores comissionados e os servidores de carreira com funções gratificadas, o prefeito compartilhou todas as informações que obteve na capital federal.


A primeira agenda foi no dia 12, quando ele esteve com o senador Fernando Bezerra Coelho, relator da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal. Em pauta, esteve o projeto de lei 94/2015, que prevê um aumento do percentual de participação de Guaíra quanto aos royalties de Itaipu. Ainda sobre este assunto, o prefeito se reuniu com a Terezinha Sperandio, secretária executiva da AMUSUH (Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas e Hidroelétricas), que está apoiando a iniciativa. "Estou muito otimista pela aprovação, em breve, do relatório. Vamos continuar acompanhando de perto o assunto e esperamos que se faça justiça para com o povo de Guaíra. O trabalho tem sido intenso, mas é por uma causa justa", afirma Heraldo.


Turismo

No dia 15, o prefeito esteve em uma audiência com o presidente do ICMBIO, Ricardo Soavinski, e o diretor Marcelo Marcelino, para tratativas referentes ao projeto de revitalização da orla de Guaíra. O prefeito apresentou o projeto, que contempla toda a extensão da avenida Sete Quedas até o Centro Náutico Marinas.

Lojas francas

O prefeito também esteve no dia 15 de maio em audiência no Palácio do Planalto com o ministro Eliseu Padilha, senadora Ana Amélia, deputado Marco Maia e comitiva de prefeitos e deputados do Rio Grande do Sul a respeito dos Free Shops a serem regulamentados pela Receita Federal nos municípios gêmeos de fronteira.


O prefeito Heraldo esteve acompanhado do procurador jurídico João Fernando Grecillo e do advogado municipal Alessandro Alves de Andrade.


O ministro considerou a situação da Receita Federal como normal e de fácil resolução e deu encaminhamento para que possa produzir via sua assessoria uma reunião no Ministério do Planejamento para tratar do tema. A pauta da reunião é o descongelamento da emenda orçamentária 2017 para implementação das Lojas Francas das Cidades Gêmeas.


Ainda no dia 15, Heraldo, João Fernando e Alessandro participaram de uma reunião em Brasília com a SERPRO - Serviço Federal de Processamentos de Dados. A SERPRO é a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo. Há 50 anos, moderniza o Estado brasileiro com soluções estratégicas para o país. Esta é a empresa responsável pelo planejamento de processamentos de dados para a implantação de zonas francas nas cidades gêmeas de fronteira, como Guaíra.


Ao que tudo indica, falta apenas a Serpro entregar o software para que a Receita possa finalmente liberar a instalação dos free shops.


Por fim, a equipe guairense visitou o deputado Rubens Bueno no Congresso Nacional. O trio também esteve nos gabinetes dos deputados Reinholds Stephanes e Dilceu Sperafico.


Antes da reunião com o ministro Padilha, Heraldo esteve em reunião na sede da Receita Federal para tratar do mesmo assunto: a instalação das lojas francas, projeto aprovado em 2012 e que até agora aguarda a instrumentação por parte da Receita. Participaram desta reunião, o secretário de Aduanas e Assuntos Internacionais, Luiz Felipe de Barros Reche; o subsecretário de Gestão Coorporativo, Juliano Brito Neves; deputado federal Marco Maia, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação dos Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira; deputado Frederico Antunes, presidente da UNALE; deputado adjunto Afonso, presidente do PARLASUL, deputada Liziane Bayer; deputado estadual Luiz Fernando Mainardi; prefeito de Santana do Livramento, Ico Charopen; vice-prefeita Mari Machado e o presidente da Câmara de Vereadores, Nilo Pintos.


O aumento no repasse dos royalties e viabilização do free shop daria a Guaíra um salto qualitativo e quantitativo em sua luta pelo desenvolvimento

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 17/09/2019 10:18:31