Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 458 vezes

Quarta-feira, 31 de Maio de 2017

Dia do Desafio mobiliza guairenses contra o sedentarismo

Texto Cristian Aguazo
Fotos Cintia Marques e Luiz Lemos

Um desafio foi lançado a todos os guairenses neste dia 31: fazer, pelo menos, quinze minutos de exercícios físicos. As regras são extremamente simples: qualquer exercício. Em qualquer lugar. Pode ser no trabalho, em casa, pode ser na escola. Pode ser até na delegacia. O que não pode é ficar parado.


Afinal, hoje é o Dia do Desafio e o mundo todo está fazendo a sua parte contra o sedentarismo.


Apesar da chuva, muita gente aderiu e ainda está aderindo à ideia. Hoje pela manhã, equipes do governo municipal percorreram espaços públicos e privados para entusiasmar os trabalhadores.


Agora à tarde, centenas de alunos participaram de uma grande programação oferecida pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer no Centro Náutico Marinas. A recepção iria ser na praça João XXIII, mas a chuva atrapalhou. Nada que pudesse obscurecer uma programação de primeira: teve capoeira, circo, dança, badminton, jiu-jitsu e kung fu, cada arte numa barraca, à disposição de todos. A demonstração de educação física do Exército e da Marinha no palco central foi um show à parte.


Até às 21h, os guairenses que realizarem qualquer tipo de atividade física ou esportiva por pelo menos 15 minutos podem registrar a participação no site do Sesc (www.sescpr.com.br/ddd), por seu computador pessoal ou smartfhone, ou ainda pelo telefone 3642-4426 (Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Lazer), das 07h30 às 12h e das 13h30 às 21h.


Realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio tem como objetivo combater o sedentarismo e conscientizar a população sobre a importância da prática regular da atividade física para a manutenção da saúde através de uma campanha com programação de atividades variadas.


Guaíra se tornou nos últimos anos uma das grandes campeãs do Dia do Desafio, evento realizado em conjunto entre Município de Guaíra e SESC-Paraná.



O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.


No ano de 2013, Guaíra foi desafiada por San Javier, do Chile. Na oportunidade, as atividades e promoções da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer conseguiram mobilizar 58,53% da população. Em 2014, Guaíra venceu outra cidade chilena, dessa vez saindo vitoriosa no Dia do Desafio ao enfrentar a cidade de Salamanca. Devido ao forte frio que fez naquele dia, a adesão dos guairenses foi menor, alcançando a mobilização de 39,69% da população.


Depois de vencer 2 cidades chilenas, Guaíra enfrentou em 2015 uma cidade brasileira, a cidade paulista de Artur Nogueira, e mais uma vez Guaíra mobilizou mais que seu adversário, alcançando o percentual de 44,42% da população envolvida em alguma atividade física pelo tempo de 15 minutos. Em 2016, nova vitória, desta vez sobre Punto Fijo, Venezuela.


Este ano, Guaíra enfrenta a cidade de San Felipe, da Guatemala.


Mais que manter a escrita e colocar Guaíra novamente na frente, o objetivo é fazer com que mais guairenses participem das atividades.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 17/09/2019 10:18:31