Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 463 vezes

Quarta-feira, 14 de Junho de 2017

A vida numa casa sobre rodas: conheça mais sobre os motorhomes e o evento que está reunindo quase uma centena deles em Guaíra

Estamos numa quarta-feira, 14 de junho, e pelo menos para quem está acampado no Centro Náutico Marinas neste fim de outono o clima é de entusiasmo e muita festa: a turma das casas sobre rodas está animada com o 01º Encontro de Motorhomes que acontece no Centro Náutico até domingo (18).


Geralmente formado por um público aposentado ou profissional liberal, o pessoal do caravanismo se caracteriza essencialmente pela simpatia. Como vivem muito na estrada, encontros como este também estimulam o lado social, a vontade de interagir e trocar figurinhas. O fato é que é impossível não se deixar contagiar com a alegria desta turma. Tanta alegria só pode ser explicada pelo estilo de vida alternativo e ágil que o nomadismo proporciona: viver na estrada permite experiências únicas. Afinal, essa gente roda o país e sai mundo afora levando consigo suas famílias com o conforto de uma casa embutido. "O motorhome é o nosso veículo e a nossa casa, tem tudo o que uma casa tem. Tudo mesmo", explica o presidente do Grupo dos Estradeiros, Moacir Antonio Feirten.


O evento, fruto de uma parceria entre o grupo e a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, está reunindo dezenas de adeptos do caravanismo e oferecendo uma programação variada, com shows, almoços, jantares e oficinas de arte.


A cada vez mais constante interação homem-máquina e o estilo de vida sobre rodas é uma tendência mundial, seja pelo crescimento dos motoclubes ou pela franca ascensão dos motorhomes. "Isso é uma tendência no Brasil e no mundo todo", concorda Moacir.


Tanto é assim que crescem os pedidos para motorhomes novos e personalizados. Inclusive, de acordo com Moacir, um fabricante se dispôs a participar do encontro em Guaíra, que pela primeira vez sedia este tipo de evento.


A população tem recebido bem a ideia. Difícil não se encantar pelos modelos. Parece um sonho, e sonhos muitas vezes estão distantes da realidade. De fato, adquirir um motorhome não é exatamente muito fácil, mas há diferenças gritantes nos preços, cabendo ao poder aquisitivo de cada um determinar o modelo almejado. Basicamente, existem três tipos: furgão (diesel, ideal para duas pessoas); micro-ônibus e ônibus.


Um dos modelos mais econômicos sai em torno de R$ 150 mil, mas é comum ouvir valores que chegam a 700 mil reais. E há o padrão de luxo: No chamado grande circo da Fómula 1, é comum vermos motorhomes de grande porte, com escuderias assinando o design. Nestes casos, estamos falando de Ferrari, Renault, MacLaren. E então é melhor nem mencionar os preços...


Se bem que o primeiro motorhome da família Feiten saiu por 50 mil. "Tem motorhome de preço acessível, sim. Depende do que você vai embutir nele. É como uma casa normal: você pode construir uma casa com 50 mil. E, com o tempo, transformá-la numa casa de 500 mil. Tudo depende. A vida nos ensina que as coisas frutificam com o tempo. O plantio é opcional, mas a colheita é inevitável. Se a pessoa se esforçar, um dia chega lá, basta ter paciência", argumenta Moacir, aposentado pelo Banco do Brasil. "Meu primeiro emprego, por exemplo, foi de caminhoneiro e minha diversão na juventude era acampar. Então, com o tempo, surgiu essa vontade de conciliar as duas coisas. Fui levado ao mundo dos motorhomes pelo prazer de dirigir e de acampar", diz.


Ele também ressalta que adquiriu o seu primeiro modelo há 20 anos, quando ainda trabalhava. "Tem muita gente aposentada, mas tem muita gente que vem de longe, participa dos eventos e volta correndo no domingo, de olho no batente da segunda. Era assim que fazíamos até 2013", conta Moacir, que sempre sai acompanhado com sua esposa, Clory, também aposentada pelo Banco do Brasil. Juntos o casal soma 77 anos de trabalho, fato que eles têm orgulho de contar.


Levando a vida na estrada ou seguindo os eventos em meio ao trabalho, a única coisa certa é que praticamente tudo em um motorhome é multifuncional e desenhado para aproveitar cada centímetro do espaço. Assim, sofás viram camas, salas podem virar um quarto e os móveis são embutidos e planejados. E é uma casa completa, com cozinha, banheiro, chuveiro quente, televisão e até varanda, que pode se transformar em uma sala de jantar ao ar livre.


Para rodar centenas de quilômetros com autonomia, há um painel de controle de energia elétrica, gás de cozinha, água e esgoto. É possível reabastecer esses itens nos campings ou em postos de gasolina.


A principal dúvida de quem se interessa por um motorhome muitas vezes passa pela questão dos sanitários. "O banheiro funciona como o de uma casa, os dejetos ficam armazenados num compartimento e depois despejados em lugares apropriados. Cada motorhome tem uma espécie de fossa ambulante, caixa d′água, tudo normal", explica Moacir. "Os ônibus e aviões operam da mesma forma", acrescenta.


Para que tudo saísse dentro dos conformes, o grupo de estradeiros solicitou apoio da organização na infraestrutura. "Todos estão de parabéns. Temos tudo: segurança, água, local apropriado para descarga de dejetos, bom atendimento, infraestrutura maravilhosa. A cidade de Guaíra é linda, tem muito potencial", comenta Moacir.


O 01º Encontro de Motorhome de Guaíra parece ter agradado mesmo. "Temos um grupo numeroso e Guaíra ainda não aparecia no mapa dos estradeiros. Agora aparece. Agora, um cara lá do Nordeste que esteja indo para o Mato Grosso sabe que Guaíra tem infraestrutura adequada para ser um ponto de parada. Isso é bom para a cidade. Nós vamos à padaria, vamos ao mercado e ajudamos a cidade financeiramente. Hoje, neste momento, a cidade de Guaíra conta com mais de 80 casas acampadas aqui nas Marinas. Esse número vai aumentar no fim de semana. Minha estimativa é que chegue a 100. Isso, para um primeiro evento, é até mesmo um recorde", afirma o presidente do grupo.


Que eles continuem rodando o mundo em busca de mais histórias. E que eles consigam voltar para o 02º Encontro de Motorhome. Diz o ditado que "quem bebe da água de Guaíra sempre volta". Então, nômades das quatro rodas, até o próximo ciclo.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 28/06/2017 18:20:21