Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 1490 vezes

Terça-feira, 11 de Julho de 2017

Guaíra instala 13 Ecopontos para facilitar processo de limpeza


O Município de Guaíra continua desenvolvendo ações para conservação e limpeza da cidade. Para ajudar a população a manter a cidade limpa, o Município criou os Ecopontos, locais para descarte regular de lixo não-orgânico.


O Departamento de Limpeza Pública também realiza, continuamente, serviços de manutenção nos 13 Ecopontos espalhados por todas as regiões da cidade.


Os locais, que são terrenos públicos ou cedidos por seus devidos proprietários, recebem toneladas de pequenos volumes de entulho da construção civil, pequenas podas de árvore, mobiliários e madeiras. O Município passa recolhendo estes materiais uma vez ao mês.


Todos os Ecopontos estão recebendo identificação por parte do governo municipal. O objetivo é deixar bem claro os locais onde o cidadão pode fazer o descarte destes materiais.


Vale lembrar que por lei o Município não tem a obrigação de recolher entulhos ou materiais inservíveis. É responsabilidade de cada cidadão dar o devido descarte. Contudo, estes Ecopontos são uma maneira do governo municipal facilitar a vida dos guairenses.


Além das melhorias executadas nos Ecopontos, a equipe de mobilização do Departamento de Limpeza Urbana realiza, frequentemente, ações de fiscalização e mobilização social, a fim de conscientizar a população quanto ao descarte correto do lixo.


O diretor do Departamento de Limpeza, Marcos Beffa, ressaltou a importância deste equipamento público para a cidade. "Com a implantação dos Ecopontos, espero que a população se conscientize e comece a dar o destino correto para pequenos volumes de entulho, móveis sem utilidade entre outros materiais, que antes eram descartados em via pública e em locais indevidos, o que ocasionava transtornos para pedestres, motoristas, além de deixar os locais com aspecto ruim". Beffa explicou, ainda, que os Ecopontos deram mais visibilidade à atividade dos carroceiros que trabalham não somente com o descarte correto do lixo, mas também orientando a população.


O secretário de Infraestrutura, Sinomar Maria Neto, destacou que as ações da secretaria no começo do ano ocorreram com dificuldade no início do ano. "Os locais foram limpos, mas a população voltava a jogar em frente de suas casas. Infelizmente nosso efetivo não consegue dar conta de tanto volume, por isso a busca por alternativas. Com o funcionamento dos Ecopontos e limpeza de pontos de descartes irregular de lixo, a ideia é fomentar melhorias para a cidade, na qualidade de vida e no conforto dos moradores e visitantes", afirmou.


A população pode contribuir não somente se conscientizando e fazendo sua parte, mas também como um agente fiscalizador, realizando denúncias relativas ao descarte incorreto do lixo. A prefeitura possui o telefone 9 8456 2078 ou 3642 0010 para denúncias, pedidos de limpeza e informações.


A limpeza nos bairros acontecerá esporadicamente, em média a cada 90 dias, mediante calendário. Os proprietários que insistirem em jogar entulhos, galhos e móveis em frente às suas casas fora de época estarão sujeitos à multa, nos termos da legislação vigente.


Confira abaixo os endereços dos Ecopontos:

 

Regional

Endereço

Eletrosoul

Bota-fora da Eletrosul, atinge Vila Pioneira, integradas e todo o município há anos

              Trevo Eletrosul

Saída BR 272, atende a comunidade da Eletrosul

Vila Margarida

Ao lado do Centro Comunitário

Jardim Guaíra

Rua Alberto Valdow - Atende Santa Paula e Jardim Guaíra

Tancredo Neves

Em frente ao Centro Comunitário (atende Tancredo Neves, Jardim Futura, Anhembi, Hermínia e Colagul

Higienópolis

Fundos da AABB, atende região Higienópolis, Jardim América

Isack Vanin

Atende região Isack Vanin, Jardim Itaipu

Jardim Zeballos

Rua Elias Muntoreanu, ao lado do Jardim Imperial

Malvina

Rua Joaquim Dornelles Vargas, atende Malvinas e Centro

São José

Rua Ministro Gabriel Passos, em frente a Pilão - São José e centro

Vila Velha

Rua Bandeirantes com Barão do Rio Branco, atende Vila Velha e Centro

Vila Rica

Fundos do Centro Multiuso, atende Vila Rica e Centro

São Domingos

Fundos da Garagem Municipal, atende São Domingos, Belvedere, Toyama e Parque Hortência

 

Calendário de visita aos bairros para retirada de entulhos, podas e móveis:

Julho
Vila Janete - Vila dos Técnicos - Vila Pioneira - Eletrosul e bairros integrados

Agosto Bairro São José - Centro - Vila Velha - Vila Rica - Bela vista - Maracaju dos Gaúchos - Cruzeirinho

Setembro
Vila Malvina - Isack Vanin - Jardim Itaipu - Jardim Zeballos 

Outubro
Parque Hortência - Dona Tereza - Kennedy - Jardim Cataratas - Vista Alegre - Citypar - São Domingos - Vila Alta - Internacional- Santa Clara - São Francisco - Isack Vanin - Itaipu

Novembro
Bairro Sete Quedas - Centro - Aniversário Municipal - Manutenção do aterro sanitário

Dezembro
Santa Paula - Vila Margarida - Jardim Guaíra - Bairro Tancredo Neves - Vila Hermínia - Parque Anhembi - Vila Paraná - Jardim América - Jardim Higienópolis

 

  • Concursos Públicos
  • FESTA DAS NACOES
  • Diário Oficial Online
  • Downloads
  • Escolas Municipais
  • Galeria de Eventos
  • Galeria de Obras
  • Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
    (44) 3642-9900
    imprensa@guaira.pr.gov.br
    Data da Última Atualização: 18/02/2020 10:26:50