Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 670 vezes

Quinta-feira, 13 de Julho de 2017

Secretaria de Educação realiza atividades de conscientização sobre o TDAH


Hoje, 13 de julho, é o dia internacional do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), um transtorno neurobiológico que acomete 5% das crianças no mundo todo.


Para lembrar a importância do diagnóstico e do tratamento, a Secretaria de Educação tem realizado desde ontem uma série de atividades de conscientização em veículos de comunicação e repartições públicas.


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem promovendo ações e mecanismos de atuação aos alunos com NEE - Necessidades Educacionais Especiais -, trabalho este que vem ao encontro da ideia de inclusão e do resguardo ao direito às crianças e adolescentes da igualdade na aprendizagem e autonomia diária.


Os trabalhos da Equipe da Educação Especial disseminam aos familiares, sociedade, professores e funcionários em geral da rede de educação, olhares mediadores que preconizam o respeito e as adaptações necessárias aos alunos.


"O diagnóstico do TDAH deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, que junto ao médico, geralmente neurologista, fecha o diagnóstico através do olhar das várias áreas de atuação com a criança. É necessário entender o que diferencia o transtorno de um sintoma normal do desenvolvimento da infância, por isso a necessidade de profissionais especializados para essa atuação", comentou a psicóloga Naíra Frutos González, que divide com a coordenadora Elianara Falci e Maria Edina e com a psicológa Marcia Pedro a responsabilidade pelas ações no núcleo de educação especial.


Segundo a secretária Franciele Danelon, esta é uma novidade implantada nesta gestão. "É um trabalho importante porque as escolas recebem uma grande demanda, mas precisam de apoio profissional para que de fato exista uma inclusão dentro das escolas. Sem esse apoio isso não acontece e o ideal morre no papel. Este trabalho desenvolvido agora atua em várias frentes, incluindo aí o TDAH", explica.


Texto Cristian Aguazo

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 21/09/2017 09:31:57