Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 1771 vezes

Segunda-feira, 17 de Julho de 2017

Especial Inverno Guairense - Cinza que te quero cinza, Guaíra


Um dos slogans mais famosos da atualidade está escrito em inglês e se popularizou em quase todo o mundo: "the winter is coming". Quem acompanha a famigerada série Game of Thrones sabe bem do que estamos falando. Literalmente significa "o inverno está chegando".


Pois bem, quem dormiu na plácida noite de domingo acordou assustado nessa manhã de segunda-feira, 17 de julho. "The winter is here". Isso mesmo, "o inverno está aqui", acreditem ou não os guairenses mais chegados ao calor.


O que fazer nesse frio? A receita mais óbvia pode parecer um bom filme (Netflix, locadora ou tv mesmo) e cobertas, com direito a chocolate quente.


Mas a vida oferece muito mais que os prazeres domésticos ou pelo menos incluem variantes para sairmos com amigos ou com a família, apesar do frio e até em homenagem a ele (por que não?). Os restaurantes guairenses estão aí para nos ajudar, ora pois. Um caldinho de peixe? Cartório Bar e Pescados Mattos oferecem receitas formidáveis. O caldinho de feijão do Bar do Pedro é uma opção a mais para a nossa boemia inveterada. Sem contar as moquecas d′O Capixaba e seu indefectível vinho de jabuticaba. Hikari e seus pratos orientais continuam sendo uma boa pedida, assim como os lanches megaultra saborosos do O Degas, O Pinguim e/ou Buffalo. Vai uma Esfiha da Vovó quentinha? Que tal uma pizza tamanho família na Azzurra ou Gulla′s? Se tudo não acabar em pizza, que então a gente caia de boca no pastelão do Sabor e Cia. Ou nas lasanhas (e filé à parmegiana) do Moacir. E ainda nos resta, de lambuja, o charme do Shawarma in Box. Ou a tradição de uma boa chipa. E mais Empório, Ki Gostoso, Toto Lanches.


Quem gosta de café encontra na Kity Calçados (lá dentro, escondidinho, no fundo da loja) opções maravilhosas. O mesmo vale para a Cafeteria Daniele Viegas, recém-inaugurada, nas proximidades do Hospital AssisteGuaíra.


Já quem não arrisca colocar o nariz para fora de casa tem a chance de comer uma comida quentinha no almoço, para tentar escapar da água fria de lavar a louça. Aí as opções são igualmente boas: Pé de Manga, Santo Antônio, Veneza, Papagaio, Sabor Real, Paloma, Vitória, Canecão e por aí vai. A lista é longa.


Nem tudo gira ao redor dos prazeres da gastronomia. Há outras fomes quando a cidade nos oferece o seu "pão de nuvens".


Os amantes da fotografia encontram no inverno imagens raras de uma Guaíra cinza. Cenissa, cenissa, cenissa. Ah, mas como o rio fica bonito, prateado como o céu, sob uma névoa matinal que camufla o cinza da ponte.


Um dia frio, amores gris. E, repare, as ilhas ganham um ar de mistério, especialmente nas proximidades da Ilha Grande. Ou seja, enfrente o frio e aproveite o verde nesta estação.


A beleza do inverno sob o olhar de todos nós. E todos os nós se desatam num clique, rápido como um piscar. A estética do frio. E se no arranjo deste invasivo frio de um inverno em que já não acreditávamos surgir a vontade de um passeio a esmo, as ruas estão aí, largas e boas para caminhar, pedalar ou acelerar.


Que Campos do Jordão que nada, aproveitemos a Guaíra do Paranazão!


Em tempo: A beleza tem um quê de tristeza, não esqueçam disso. Se o frio faz mais elegantes a uns, também traz sofrimentos a outros. Por isso, agora é hora de lembrar que até o dia 30 de julho a Secretaria de Ação Social está com a Campanha do Agasalho em pleno funcionamento. O frio não foi feito para humilhar ninguém.


No mais, que todos encontrem os prazeres em seus próprios 50 tons de cinza.


E se o cinza não for mesmo uma opção em hipótese alguma, compre um embornal de pinceis e uma paleta de cores. A estação faz o pintor. Porque depende de nós, sempre.


Texto Cristian Aguazo

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 17/08/2017 17:12:50