Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 662 vezes

Segunda-feira, 07 de Agosto de 2017

Guaíra sediou encontro internacional sobre o programa de facilitadores judiciais


O Município de Guaíra sediou na última sexta-feira, 04, uma importante reunião com representantes da Organização dos Estados Americanos.


O encontro, promovido pelo Consulado Paraguaio, aconteceu na sede da OAB e contou com a presença de diversas autoridades. O objetivo foi apresentar o Programa Interamericano de Facilitadores Judiciales, já presente em oito países (Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Paraguai e Argentina)


Os "facilitadores judiciais" são pessoas capacitadas para operarem como agentes voluntários para encaminhamentos de pessoas com dificuldades de acesso ao poder Judiciário. Embora seja um assunto que envolve questões legais, não é preciso ser formado em direito para se credenciar como um facilitador judicial.


Assim, paraguaios que precisam de orientação judicial para resolução de conflitos ou reivindicação de direitos, por exemplo, poderão ser devidamente encaminhados para os setores competentes por brasileiros capacitados.


O mesmo vale para "brasiguaios" que precisam de atendimento no país vizinho ou em algum dos países que já assinaram o acordo.


O projeto foi apresentado pelo gerente da Região Sul da OEA, Ennio Arguello, que representou no encontro também um dos ministros da Corte Suprema de Justiça do Paraguai. Outro representante de peso foi Pedro Vuscovic Cespedes, representante da OEA no Panamá e coordenador geral do programa.


Também prestigiaram a reunião o juiz Christian Leandro Pires de Camargo Oliveira; o capitão Prado, do Bpfron; Tenente Vaz, da Polícia Militar; Jaqueline Vendruscolo, do Centro Regional dos Direitos Humanos; representantes do Exército, Marinha e da Unipar. Os anfitriões foram Manoel Gómez, do Consulado Paraguaio, e o prefeito Heraldo Trento.


A advogada Susane Busatta, que representou o presidente da OAB, Luiz Cláudio Nunes Lourenço, já possui certificação como facilitadora judicial no Paraguai, também marcou presença no encontro internacional.


O objetivo do projeto, que pretende contar com a adesão formal do Brasil, é defender os direitos humanos, reduzir conflitos, principalmente para a parcela da população que se encontra em situação de vulnerabilidade.


Texto Cristian Aguazo

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 11/08/2020 16:18:47