Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 1109 vezes

Quinta-feira, 24 de Agosto de 2017

Projeto social garante treinos e uniforme para alunos da Escola Duque de Caxias


Um projeto inovador iniciado em 2004 ainda hoje repercute positivamente na Escola Municipal Duque de Caxias. Nestes mais de 10 anos, o policial Abel Lourenço da Cruz teve vários parceiros.


Tudo começou como um projeto de estágio que Abel fazia para o IESDE (Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino). O projeto, que era para cumprir o estágio obrigatório, incluiu aulas de contraturno escolar em momentos de recreação.


As aulas de futsal logo ganharam a moçada. Mas além do jogo em si, outras noções foram sendo repassadas. "Pregamos a importância de manter a parte física, mas também conceitos de ética, moral e respeito. Além disso, cobrávamos e cobramos notas boas para continuar fazendo parte do projeto", relembra Abel.


O estágio passou, os primeiros parceiros dispersaram, mas Abel seguiu tocando o projeto. De lá para cá, o policial nunca deixou de buscar recursos para garantir as aulas. "Sabemos das dificuldades, então a gente luta por jogos de camisa, bola, participação em jogos, essas coisas", explica.


Por força de outros afazeres, Abel acabou saindo da linha de frente do projeto, que hoje é tocado pela estagiária Luciana e pela professora de educação física Vanessa Cazari, da secretaria de esportes do município de Guaíra.


No entanto, Abel segue na retaguarda, buscando patrocínios e promovendo palestras. Segundo ele, a conversa envolvendo alunos e pais segue sendo um diferencial. "Muitas vezes o testemunho de várias histórias que consegui vivenciar ao longo deste tempo à frente do projeto faz toda a diferença. Temos muitos exemplos de gente que tinha notas ruins e hoje estão fazendo faculdade. E também temos casos de gente que infelizmente não levou a sério e se perdeu. O que demonstramos é a importância da presença dos pais, responsáveis, dos professores e de projetos como este para a realidade em que vivemos", ressalta.

 
O exemplo de Abel continua mudando vidas. Nesta terça-feira (22), um novo uniforme foi entregue aos alunos. Mais uma vitória nestes 13 anos de história e o selo de garantia de uma certeza: Da união entre esporte, cidadania e educação, nascem os frutos de uma Guaíra que pode dar certo.


Nesse caso, de uma Guaíra que já deu.


Texto Cristian Aguazo

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 11/08/2020 16:18:47