Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 531 vezes

Sexta-feira, 25 de Agosto de 2017

Secretaria de Educação realiza Palestra em Comemoração ao Dia Nacional da Educação Infantil



No dia 25 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Educação Infantil. É celebrado neste dia em homenagem ao nascimento de Zilda Arns, médica e fundadora da Pastoral da Criança, falecida em 2010 no terremoto do Haiti.


A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação básica e é destinada a crianças de 0 a 5 anos. Sua finalidade é o desenvolvimento integral das crianças nessa faixa etária em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Com a promulgação da LDB, a Educação infantil tem deixado de ser vista como objeto de assistencialismo para ser tratada como um direito da criança. As políticas de assistência, de recreação e de saúde começam a dar lugar às concepções que deslocam a criança pequena do lugar de um ser irracional para um status de sujeito de direitos, de cidadão, um ser de educação e aprendizagem desde o seu nascimento ou mesmo antes dele.


Comprometidos com isso, a Secretaria de Educação e Cultura realizou na noite de ontem (24/08) no Salão Multiuso, uma palestra intitulada "Brincar é coisa séria" ministrada pela Profª Maria Olívia da Cruz Macalós, Pedagoga e Psicopedagoga, Coordenadora participante na avaliação e reorganização do Currículo Básico da Região Oeste do Paraná responsável pela Educação Infantil e Coordenadora do Grupo de trabalho da Educação Infantil do Departamento Educacional da AMOP.


A palestrante ressaltou a importância do brincar no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, na construção de vínculo afetivo entre professores e alunos, e complementou dizendo que devemos procurar nossa motivação ao olhar em cada criança, afinal tudo que se faz relacionado à educação, deve ser pensando neles.


A coordenadora da Educação Infantil Gislaine Dias Faria cita que foi acreditando na Educação Infantil como um ponto de partida superimportante para mudar a realidade da educação lá na ponta, lá no Ensino Fundamental que ela propôs a realização de uma programação diferenciada para os profissionais que atuam nessa área em nosso município.


"Eventos como esse são muito importantes, pois desafiam nossos profissionais a refletirem em suas ações pedagógicas e além de tudo valorizam o trabalho de cada um. A educação Infantil deve ser pensada e discutida nas escolas e na sociedade em geral, para que o Brasil crie uma consciência que ela é a base de tudo. É a partir dessa consciência que haverá ações concretas de melhorias na área" afirmou a Secretária de Educação Franciele de Lima Danelon Jesus.


Os profissionais da Educação Infantil prestigiaram o evento com muito entusiasmo, e ainda estiveram presentes o Vice-prefeito Valberto Paixão e a vereadora Lumi Suga.


Texto Cristian Aguazo

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 11/08/2020 16:18:47