Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 268 vezes

Quinta-feira, 26 de Outubro de 2017

Duo Jacarandá será apresentado no feriado do dia 31 em Guaíra

Guaíra recebe no dia 31, às 15h, o espetáculo Duo Jacarandá. O show de viola, violão e instrumentos de sopro será apresentado no Cine Teatro Sete Quedas gratuitamente. "Vale lembrar que o dia 31 de outubro é feriado municipal do dia do evangélico, então todos estão convidados", lembra Marli Jardim, diretora de Cultura.


A apresentação é um concerto itinerante que tem uma proposta de levar a cultura da música a todos os cantos do Paraná.


O Duo Jacarandá é formado pelos músicos Jairo Chaves (viola) e Natanael Fonseca (violão), ambos com larga experiência profissional nas áreas camerista, orquestral, solista e pedagógica.


Os concertos acontecerão em diversas cidades do Paraná, como Antonina (Litoral), Guaíra (Oeste), Lapa (Campos Gerais) e Rio Negro (Curitiba e região Metropolitana).


Os músicos se dedicam à pesquisa musical realizando adaptações e transcrições de obras de compositores eruditos. O espetáculo traz repertório diversificado, transcrições de obras de compositores eruditos universais, privilegiando acima de tudo autores brasileiros e sul-americanos.


Explorando os timbres dos dois instrumentos, o espetáculo se caracteriza como uma viagem musical, começando com obras da época medieval e barroca, passando pelo período clássico, até as obras escritas no século XX, destacando Villa Lobos e Piazzolla.



O evento visa divulgar a cultura musical, formação cameristica e levará o melhor da música erudita e instrumental para diferentes faixas etárias, visando à democratização da cultura e arte e formação de plateias.


"A proposta é inserir a música como acesso ao universo cultural, transformar conhecimentos básicos sobre a música, numa leitura fácil e agradável. Incentivar a cidadania e o compromisso social, resgatar a sensibilidade, despertando e ampliando o gosto pela música, pois a música não é só entretenimento, também é capaz de influenciar no desenvolvimento cultural" afirma Chaves.


O concerto em Guaíra será gratuito e ainda há a expectativa de um ensaio aberto para alunos das escolas públicas, dando oportunidade para os jovens e crianças.


"Pretendemos organizar estes encontros junto aos setores educacionais e culturais das prefeituras das cidades escolhidas. O setor cultural no Brasil sofre uma série de dificuldades para atingir o grande público. A importância de projetos como este, de circulação gratuita de concertos e ensaios abertos através dos Programas de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná ajuda contribuir para maior socialização das pessoas, elevando sua autoestima, permitindo que interajam positivamente na própria comunidade em que vivem", afirmam os músicos.


Texto Cristian Aguazo

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 24/06/2019 09:53:35