Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 236 vezes

Quinta-feira, 30 de Novembro de 2017

Crônica- O assunto já virou Natal...outra vez.


Em Guaíra, o pôr do sol todos os dias deixa o céu com um colorido de tirar o fôlego, mas existem outras luzes que deixam a cidade iluminada nesta época do ano.


Os enfeites de Natal já estão à venda nas lojas e tão logo dezembro chegue sobejarão filmes, reportagens e fotografias sobre o tema.


Mas se por um lado alguns podem se sentir tediosos com a suposta mesmice desta época do ano, por outro é fato que muita gente espera o ano todo por este visual cintilante. Convenhamos: com criatividade, as casas e lojas podem ficar mais atraentes, sim, apesar de gostos duvidosos por aí. Sem falar que pelo menos os sisudos prédios públicos conseguem assim atrair a atenção das crianças. A mesmice, me perdoem os críticos, está mesmo é nas sempre monótonas (mas imprescindíveis) luzes amarelas ou brancas dos postes da Copel.


Luz. Natal. O espírito natalino é, por força da repetição dos séculos, iluminado. Luzes e cores que atraem, distraem, encantam (e ga$tam, mas isso fica para outra hora). Pode ser lâmpada sino-paraguaia ou guirlanda americana. Na hora de decorar, o Natal exige (exige?) cor e brilho. Não dá para negar que já faz parte da cultura ocidental padrão montar árvores e presépios, trocar presentes, aceitar uma bala do Papai Noel.


E se dezembro já bate em nossa porta (apelando à nossa aorta) muita gente já está se perguntando, onde estão os enfeites de Natal que todo ano o Município instala nas principais avenidas e prédios públicos?


Segundo os responsáveis pela instalação, a decoração natalina estará totalmente exposta no dia 05 de dezembro.


E não foi atraso, não. Pelo menos não oficialmente: segundo a tradição cristã, os enfeites devem ser colocados no quarto domingo antes do Natal. O que, em 2017, será no dia 03 de dezembro, quando os enfeites começarão a ser instalados pela cidade.


Hoje é 30 de novembro. Cigarras já andam cantando há alguns dias. Certeza, então. Tá chegando. Enfim, dezembro. Adiós 2017. No horizonte, sons e luzes de natais que se repetem e se renovam nessa dialética espiral da vida.
Alguém duvida?

Texto Cristian Aguazo

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 15/12/2017 17:18:58