Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 76 vezes

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2017

Secretaria de Educação prestigia 01ª Conferência Estadual sobre Autismo


No dia 22 de novembro de 2017, alguns profissionais da rede municipal de educação e da modalidade de Educação Especial participaram da 1ª Conferência Estadual sobre o Autismo, que foi sediada na cidade de Cascavel.


Na oportunidade, houve duas importantes palestras. A primeira com o representante do Ministério Público, Pascoal Muzzeli Neto, mestre em direito político e econômico e procurador efetivo da Câmara de Cascavel. O advogado fez uma apresentação abarcando as principais leis que regulamentam os direitos dos autistas. Dentre elas, podemos destacar a lei nº 12.764/2012, que dispõe sobre a proteção dos direitos dos autistas; lei nº 8.368/2014 - art. 4, que dispõe sobre a transversalidade da educação especial e a lei nº 7853/1989, que define práticas consideradas criminosas contra qualquer indivíduo com deficiência.


A segunda palestra foi proferida pela psicóloga Amanda Bueno dos Santos, mestranda em Análise Aplicada do Comportamento e diretora do Centro de Diagnóstico e Intervenção do Neurodesenvolvimento. A psicóloga iniciou comentando que muitas vezes as pessoas não têm conhecimento das propostas terapêuticas que existem, e, considerando que em alguns contextos culturais existem diversas práticas "pseudo-científicas" que são aceitas e bastante circuladas na internet, os pais acabam buscando ajuda por "tentativa e erro", muitas vezes com a ideia de: "não custa tentar", já que o sofrimento é muito grande. Essa é uma realidade que precisa ser modificada, visto que por muitas vezes a criança e a família passam por longos tratamentos dessa forma e períodos fundamentais do desenvolvimento da criança acabam passando sem intervenções adequadas, o que traz como consequência atrasos em seu desenvolvimento, tanto a nível social quanto emocional. A psicóloga apresentou um modelo de intervenção baseado em evidencia científica considerado atualmente o mais efetivo para tratamento de autismo, que é o método ABA (Análise Aplicada do Comportamento).


As profissionais da educação especial, Stefanny Louíse Dörner Freitas, psicóloga analista do comportamento, e Elianara Falci, especialista no ensino estruturado para autistas, ressaltam a extrema importância dos profissionais que trabalham com as crianças autistas estejam informados sobre as pesquisas científicas e estratégias efetivas para auxiliar no desenvolvimento social e emocional da criança, afinal eles são os mediadores ambientais fundamentais para esse processo.


Para a secretária municipal de Educação, Franciele Danelon, o trabalho com os autistas deve compreender uma conscientização tanto da família quanto dos profissionais que atuam com as crianças autistas, visto que o desenvolvimento depende da maneira como o ambiente da criança está planejado. Além disso, a comunidade também necessita estar ciente dos direitos dos autistas, uma vez que é por meio deles que a criança poderá ter acesso a estímulos mais propícios para lidar com suas dificuldades.


 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 15/12/2017 17:18:58