Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 224 vezes

Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2018

Crônica: 2018 chegou. E agora?


O ano de 2017 acabou e, apesar do mal-estar geral na política brasileira, foi um ano relativamente tranquilo se comparado a 2016.

Mas é 2018 que promete ser verdadeiramente um ano incendiário. Afinal, é um ano de eleições num ambiente polarizado, radicalizado e com muitas incertezas.
Não é preciso consultar o tarô, nem visitar especialistas nas ciências oraculares, tampouco dar uma de Tirésias (o cego que enxergava o futuro) para saber que este será um ano crucial para os rumos do Brasil, este imenso país subdesenvolvido e já prestes a entrar na terceira década do novo milênio.


Mas e Guaíra? O que exatamente esperar de Guaíra em 2018?

Em primeiro lugar, o município pode, em 2018, reparar uma grande injustiça: receber, ainda que não à altura, mais royalties pela perda das 7 Quedas. O projeto que destina mais dinheiro ao município órfão das Cataratas do Rio Paraná está na última comissão do Senado e o prefeito Heraldo Trento tem visitado os senadores e solicitado que eles coloquem o projeto em pauta para votação no plenário.


A boa notícia? Os valores podem chegar a 15 milhões de reais anuais a mais para o caixa da prefeitura e a tendência é que o projeto seja aprovado.

A má notícia? De olho no futuro, os senadores talvez estejam mais preocupados com outubro de 2018 do que com aquele outubro de 1982 que sepultou para sempre os formidáveis saltos.

Resta saber se águas passadas movem ou não moinhos.

E se o elemento água ainda nos pauta, o mesmo pode ser dito do elemento ar. Aliás, "buenos aires", ao que tudo indica. Seguinte: O vento tem soprado a favor da liberação (finalmente!) do sistema que vai permitir a instalação de lojas francas em Guaíra. Será uma oportunidade de ter nas fronteiras mercadorias sem imposto, com preços compatíveis com a vizinha Salto del Guairá.

Segundo a Receita Federal, a publicação da instrução normativa que vai reger a sistemática de compras deve ser publicada em fevereiro. A expectativa é que os empresários possam iniciar suas atividades em meados deste ano.

Guaíra também deve receber as obras de aproximadamente 10 milhões em redes de água e esgotamento sanitário. O investimento vem da Sanepar em convênio com a administração.

O ano também será, segundo o governo municipal, de implantação da coleta seletiva e resolução de obras que estão paradas por conta de questões burocráticas. São os casos do Ginásio de Esportes, Escola Rural de Bela Vista, Supercreche da Vila Alta, praça São Francisco e sede da Secretaria de Educação. As interrupções geraram críticas e o anúncio de retomada tem gerado expectativas.

Expectativa, metas e planejamentos são palavras que fazem parte de todo o início de ano. Mas quando este início de ano vem com a garantia de obras emblemáticas para a zona rural, as coisas ficam mais factíveis. Sãos bons presságios para 2018.


O elemento terra está, portanto, contemplado em Guaíra. O Município conseguirá fazer a recuperação de mais de 60 Km de estradas, num investimento de mais de 7 milhões de reais na região do Salamanca, Espírito Santo, Estrada da Faixinha, Rancho Alegre e Bela Vista.

Outros 4 milhões estão reservados para a pavimentação da zona urbana.

Por fim, existe a expectativa de que em 2018 sejam iniciadas as obras do famigerado desvio de acesso à ponte Ayrton Senna. Serão 25 milhões investidos na obra.


Quanto ao elemento fogo, este pertence aos guairenses. Ao povo de Guaíra. Que ele tenha sempre o coração aquecido e a capacidade vulcânica de enfrentar os desafios.

Por Cristian Aguazo

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 19/02/2018 17:47:08