Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 415 vezes

Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2018

Município está restaurando parte de seu acervo


Uma das grandes atrações do Museu Municipal Sete Quedas são os animais empalhados que dão uma noção da imensa variedade da fauna da região.

Os animais foram taxidermizados há muitos anos pelo alemão Alfredo Krause e posteriormente doados ao museu para a exposição.

Com o passar dos anos e o descuido por parte de antigas administrações, muitos destes animais foram danificados. Para resguardar o importante trabalho, o Departamento de Cultura fez uma parceria com a Itaipu para a contratação dos trabalhos de restauração dos animais.

O trabalho, desenvolvido pelo professor Edson Gerônimo, da Unipar de Umuarama, tem um custo de R$ 8.400, sendo 5 mil por parte da Itaipu e o restante garantido pelos recursos do governo municipal.

A diretora de Cultura, Marli Jardim, foi a idealizadora do projeto, que vai dar sobrevida a uma parte considerável do acervo guairense.

Em 2017, aproximadamente 1600 pessoas visitaram o Museu Municipal. Os números são quase o dobro do registrado em 2016. "A maioria das visitas foram de alunos de escolas de outros municípios. Também no ano passado muitas escolas de Guaíra passaram pelo Museu", destacou Marli.

O Museu Sete Quedas fica na rua Sete de Setembro, 22, Vila Velha, e ocupa a antiga sede da Companhia Mate Larangeira e da Navegação Bacia do Prata, um edifício centenário que foi restaurado em 2006.

Sobre o Museu

O Museu Sete Quedas foi fundado no ano de 1956 pela família Matsuyama. Antes do desaparecimento das Sete Quedas, era muito frequentado por turistas que vinham de diversas partes do mundo conhecer o seu acervo que contava com as principais espécies da fauna que habitavam a região, taxidermizados por Alfredo Krause. De certa forma, Shingiro Matsuyama, fundador do museu, tinha como intenção imortalizar aquilo que com o avanço do progresso acabaria por desaparecer. No ano de 1990 o museu foi transferido para um edifício municipal, mas seu acervo continuava nas mãos da família, o que impossibilitava a Prefeitura de fazer um maior investimento. No dia 09 de março de 2006 o Museu Municipal se transferiu para o prédio histórico onde funcionou a sede da Companhia Mate Larangeira. O edifício passou por uma importante recuperação trazendo de volta a arquitetura histórica que marcou a colonização da região. Com a inauguração da nova sede, Yoshico Matsuyama (Dona Geni), esposa de Shingiro, finalmente oficializou o repasse de seu acervo particular para o município, oficializando também o nome do museu, que passou a se chamar novamente Museu Sete Quedas. Atualmente, o museu abriga peças datadas de aproximadamente dois mil anos, marcando a presença do homem primitivo que habitou a região. Nele é possível apreciar objetos de valor incalculável, como a Cruz de Caravaggio, peça com mais de 400 anos, fundida no século XVI como símbolo das Missões e as vestes de padres jesuítas que ajudaram na catequização de índios guaranis, além de imagens de Guaíra no início do século XX e das inesquecíveis 7 Quedas.

Texto Cristian Aguazo

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 19/02/2018 17:47:08