Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 213 vezes

Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2018

Itaipu anuncia apoio e apresenta propostas para a revitalização dos projetos turísticos lindeiros


A Itaipu Binacional apresentou, nesta quinta-feira (11), na sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, em Santa Helena, duas propostas para auxiliar as prefeituras na revitalização e exploração comercial de prainhas e áreas de lazer localizadas às margens do reservatório da usina. O objetivo é melhorar a infraestrutura e, com isso, fomentar o turismo e aumentar a renda dos municípios. Foram anunciados o apoio financeiro para as 16 prefeituras lindeiras que apresentarem projetos para a reforma dos espaços e, também, o plano para a concessão dos balneários de dez municípios: Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu, Mercedes, São Miguel do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia e Missal. Participaram do encontro prefeitos e autoridades dos municípios lindeiros e representantes da Itaipu e da Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur). Revitalização Apresentada pelo diretor de Coordenação da Itaipu, Newton Kaminski, a proposta de apoio para a revitalização das prainhas prevê a assinatura de um convênio entre a binacional e as prefeituras, com o apoio à autossuficiência de energia, eficiência energética, saneamento básico, urbanismo e paisagismo e edificações pequenas próximas ao reservatório, como píer e churrasqueiras - entre outros. Os prefeitos têm até março para apresentar os projetos. "Vamos analisar cada caso individualmente. A contrapartida da empresa será de até 60%", disse Kaminski.


Concessão

A Itaipu e a Adetur também entregaram aos prefeitos os "Planos de concessão de uso público dos balneários", com o propósito estabelecer os critérios de exploração comercial dos espaços. O plano pago pela Itaipu e desenvolvido pela Adetur para cada uma das prainhas apresenta a situação atual dos locais e a viabilidade econômica com a exploração comercial de bares, restaurantes, eventos, hotéis, áreas de camping e esporte. O documento entregue aos prefeitos conta ainda com sugestões de como as prefeituras podem fazer a concessão dos balneários por meio de parcerias público-privadas e, também, imagens ilustrativas dos projetos arquitetônicos. Pedido antigo dos prefeitos, a exploração comercial dos balneários não era permitida pela concessão de uso das prainhas alinhada entre a Itaipu e as prefeituras. "Esse plano somente foi possível porque, em 2017, a Itaipu flexibilizou o comodato, autorizando a exploração comercial", afirmou o gestor do turismo na margem brasileira da Itaipu, Alexandre Pacheco. "Estamos aproveitando essa flexibilidade para explorar toda a capacidade turística do Lago de Itaipu", ressaltou.

Prefeitos aprovaram

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, disse que o plano dá segurança para atrair investimentos aos balneários e anunciou que vai aproveitar para promover a concessão da prainha de Três Lagoas o mais rápido possível. "Temos exemplos bem-sucedidos de concessão em Foz. Um deles é o do Marco das Três Fronteiras. Faremos o mesmo com a prainha. Vai desonerar a prefeitura, gerará renda para o município e novos postos de trabalho." Para a prefeita de Mercedes e presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Rambo Loffi, a proposta da Itaipu e Adetur é providencial. "Com certeza esse é um grande passo para o desenvolvimento da região lindeira." O prefeito de Santa Helena, Airton Copatti, aprovou a ideia da parceria público-privada e agora pretende melhorar ainda mais o movimento na prainha da cidade - considerada uma das melhores da região. "Nosso balneário recebeu 75 mil pessoas entre o Natal e o Ano Novo, mas queremos que esse público permaneça durante o ano todo."

Guaíra

Segundo o prefeito Heraldo Trento, que esteve na reunião acompanhado pela diretora de Turismo, Ana Claudia Eloy Foletto, Guaíra vai apresentar como proposta parte do projeto do Parque Temático Sete Quedas, já apresentado para a população no ano passado. "Nós já temos uma proposta para a nossa orla e vamos tentar viabilizar essa parceria dentro desse projeto. O Parque Temático é, na verdade, um megaprojeto, então com certeza teremos que adaptar essa primeira parte. A Itaipu já conhece a nossa proposta e vamos agora entrega-la parcialmente", explicou.


A diretora técnica da Adetur, Fernanda Fedrigo, destacou que os prefeitos são livres para fazer a concessão, mas é preciso respeitar algumas premissas, como, por exemplo, garantir o acesso gratuito da população lindeira às prainhas e criar novos produtos turísticos. "A nossa meta é aproveitar pelo menos 10% dos 3,5 milhões de turistas que chegam a Foz do Iguaçu todos os anos."



 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 19/02/2018 17:47:08