Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 703 vezes

Sexta-feira, 23 de Março de 2018

Dia Mundial da Água: Alunos da rede estadual participam de ato de preservação de uma nascente


Alunos dos colégios estaduais Jaime Rodrigues e Samuel Benck fizeram uma visita a uma propriedade rural no Distrito de Doutor Oliveira Castro.


E o encontro foi marcado por um motivo especial: os alunos foram convidados a testemunhar a recuperação de uma nascente de água que fica dentro da propriedade da família Marcatto.


O agendamento foi feito pelo biólogo e servidor municipal Luiz Vieira, que aproveitou para fazer alguns esclarecimentos sobre a importância da gestão dos recursos hídricos e a preservação do solo e da vegetação entorno das nascentes. A nascente, batizada de "Fonte da Vida", ganhou placa e faz parte de uma ação integrada entre proprietários, poder público e Itaipu (Coletivo Educador BP3).


A fiscal de meio ambiente Lucilene Eleutério Teixeira destacou que a ação é oportuna, uma vez que está sendo realizado no Brasil o Fórum Mundial da Água e ontem (22) foi comemorado o Dia Mundial da Água. "Água é vida. A vida depende da água. E tudo começa numa nascente como essa, que se transforma num córrego, num rio que desagua no mar", disse.


Luiz lembrou que Guaíra é uma cidade repleta de córregos e pequenos rios, além do rio Paraná. Ele destacou, ainda, que a cidade é abastecida por 14 poços artesianos, mas que a água de Oliveira Castro e Bela Vista é diferenciada. "Nos demais locais, a Sanepar acrescenta cloro e flúor, mas a água aqui desta região não precisa do acréscimo de flúor", completou.


Vieira agradeceu também o cuidado e a dedicação de Neide Marcatto e sua família, que se preocupou em proteger e aproveitar corretamente a nascente. "Nós somos a primeira geração a sentir os efeitos do aquecimento global, mas também somos os primeiros que podem fazer alguma coisa", concluiu.


No final, os alunos aproveitaram para fazer o plantio de algumas mudas de espécies nativas nas proximidades da nascente.

Texto Cristian Aguazo

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 25/11/2020 14:24:57