Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 568 vezes

Quinta-feira, 26 de Abril de 2018

Festa das Nações vai deixar todo mundo com água na boca


Guaíra tem se tornado cada vez mais uma cidade gastronômica e o número de bons restaurantes impressiona. É verdade, mas isto é só a ponta do iceberg. Há 42 anos que as tradicionais entidades sociais demonstram um pouco do talento guairense na cozinha durante a Festa das Nações, o maior evento de Guaíra e o maior evento filantrópico do Paraná.

Quem duvida não é de Guaíra, ou não tem o paladar muito apurado, porque quem é daqui sabe muito bem que durante a Festa das Nações todo mundo fica com água na boca!

Além das guloseimas e dos lanches que todo ano são comercializados neste tipo de evento, o que mais chama a atenção são os pratos servidos nas colônias dos 7 povos homenageados durante a Festa.

Barraca Alemã

A colônia alemã não se destaca só pelo chope que todos os anos vende em quantidades animadoras. Na colônia alemã, deliciosas porções também fazem parte do cardápio. Calabresa acebolada, batatas fritas, frango desossado, tilápia, costelinha de porco com mandioca e cucas estão dentro da proposta deste ano. A barraca alemã é responsabilidade da Casa da Sopa.

O cardápio estará disponível durante as 4 noites do evento.

Barraca Italiana

Durante todas as noites, a barraca italiana servirá pizzas, batatas recheadas e espaguete. Nos almoços programados para domingo e segunda, porém, o cardápio fica mais rico: macarronada, lasanha, rondelle, canelone, nhoque, almôndega, frango na cerveja, costelinha de porco assado e maionese serão atrativos interessantes.

Como sobremesa, doce de mamão, doce de abóbora, sagu e doce de leite.

A colônia italiana está representada pelo Lar São José (asilo).

Barraca Paraguaia

Considerada sempre uma das mais animadas, a colônia paraguaia é muito popular também pelas suas iguarias. O tradicional porco à paraguaia divide as atenções com porções de porco à pururuca, porco no tacho, frango, tilápia, além das populares sopa paraguaia, chipa-guazú e o tradicional churrasco paraguaio.

A colônia paraguaia está representada pela Associação Ágape Viva (cadeirantes e deficientes).

Barraca Brasileira

Dona do cardápio mais variado, a barraca brasileira é responsabilidade da Associação Pestalozzi. Durante todas as noites serão servidas porções de carne, peixe, frango e porco, além de coxinhas, pastéis e rissoles.

Nos jantares de sexta-feira e de sábado, o menu inclui moqueca de peixe, filé ao molho madeira, arroz branco, farofa de banana, batata ao molho verde, saladas e sobremesas.
No almoço de domingo, o cardápio aposta em costela recheada, peixe na telha, farofa de banana, arroz branco, pirão, batata ao molho verde e saladas.

Já o almoço do feriado de segunda (01º de maio) programa costela de fogo no chão, frango assado, farofa rica, maionese, arroz branco e saladas diversas.


Barraca Japonesa
A culinária japonesa sempre foi muito admirada e na Festa das Nações ela não passa despercebida. Fruto de uma cidade que possui uma colônia japonesa extensa e organizada, a barraca japonesa oferecerá sukiyaki, tempurá, sashimi, sushi, pastel e barcas de salmão.
A barraca japonesa é organizada pela ACEG (popular Clube Japonês) e apoia diretamente o Hospital AssisteGuaíra.


Barraca Portuguesa

Portugal está representada pela Pastoral da Criança, outa entidade assistencial que realiza um importante trabalho na cidade.
O cardápio da barraca portuguesa inclui pratos com bacalhau, frango à portuguesa, saladas e arroz.

Pasteis, minipizzas, frango à passarinho e batata fritas também serão comercializados.


Barraca Árabe

Em homenagem aos vários povos árabes que ajudaram a colonizar Guaíra, a barraca árabe conta com o apoio das lojas maçônicas e da APMI (Associação de Proteção à Maternidade e Infância), entidade assistencial beneficiada com as vendas.
O cardápio dos árabes inclui quibe cru, quibe assado, charutos, homos tahine, babaganoush (pasta de berinjela), tabule, arroz sheria, coalhada síria, pães sírios. Como sobremesa, doce de abóbora e creme.

Entre as porções, quibes fritos, charutos, quibe cru (homo tahine, coalhada síria e pão sírio).


Texto Cristian Aguazo

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 13/11/2019 17:25:23