Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 1421 vezes

Quarta-feira, 02 de Maio de 2018

Cinco noites para a história da Festa das Nações


Sexta, sábado, domingo, segunda e terça. A Festa das Nações exigiu muito de quem trabalhou ou esteve envolvido na organização, mas a maratona valeu a pena.

Melhor para o público, que pôde se deliciar com uma edição extremamente bem organizada do maior evento de Guaíra. Se o público comparece, se a festa oferece boa estrutura, o resultado também é positivo para quem interessa: as sete entidades beneficentes que são contempladas com o dinheiro arrecadado.
 
Sexta

A noite de abertura começou tímida e só esquentou de vez com o show pirotécnico que todos os anos é um espetáculo à parte. Estar no Centro Náutico e ouvir os fogos ao som de "Por Ti Uma Canção de Amor" (hino oficial da festa) é uma experiência emocionante. Guaíra cantou junto. E começou cantando, na verdade, com o a banda Drinks e Vinil no Palco RPC, horas antes. Quem estava na parte de baixo das Marinas, na ExpoGuaíra (Exposição Comercial e Fronteira do Leite), ficou com a animação de João Junior e Ademir.

A noite teve também o balé Memória de Brinquedo, projeto integrado de dança da AMOP e Itaipu Binacional (Companhia de Dança de Curitiba).

O clímax foi atingido com o show de Mariana e Mateus e com a cantora guairense Anna, que encerrou as atividades da noite.

Sábado

E então veio o sábado. E ele veio no embalo da Fronteira do Leite, logo cedo. Veio também com a confiança espiritual do Terço das Rosas (Grupo Caminhando com Maria, Ministério Pétalas, das Paróquias Nossa Senhora de Navegantes e Nossa Senhora de Aparecida) no fim da tarde e seguiu ao som das harpas do Grupo Folclórico do Paraguai.

A noite cultural ainda teve a participação especial de dançarinos de Missal, que apresentaram danças alemã e italiana tradicionais e o show de Beto e Andressa no palco da Fronteira do Leite.

No Palco RPC, o show ficou por conta do grupo Pagod Sacod. Anda no palco da RPC, Malabares Musicais fizeram uma competente apresentação.

No palco principal, Pedro Henrique e Fernando não decepcionaram. A noite foi encerrada com o show de Marcio Garcia.

Domingo

Almoçar no domingo nas barracas é uma tradição guairense que não deve ser perdida. E nem vai. Está longe disso. Ao meio dia, as colônias serviram os tradicionais pratos típicos de cada nação representada para um expressivo contingente.

À noite, a programação envolveu a apresentação de um grupo de dança árabe de Pato Bragado e teve a final do torneio leiteiro da Fronteira do Leite.

Capoeiristas, o Coral do PETI e o projeto blessed voices de músicas country também fizeram bonitas apresentações.

Carlinhos D′Jah abriu os trabalhos no Palco RPC levando o som da Jamaica para a festa. O cantor Ricardo Linz deu sequência preparando o terreno para o grande show sertanejo desta edição. Esqueça que era domingo e que segunda muita gente tinha que pegar no batente. Com um anfiteatro complemente lotado, os veteranos Di Paullo e Paulino fizeram um show pegado que teve pronta recepção das quase dez mil pessoas que estavam presentes.

Depois de ouvir clássicos do cancioneiro sertanejo cantados a plenos pulmões, ficou a certeza de que este foi o grande show da 42ª Festa das Nações.

Segunda

Véspera de feriado, 30 de abril. Segunda-feira. Mas uma segunda muito diferente das rotineiras e repleta de atividades. O Dia da Mulher Trabalhadora Rural começou com café da manhã especial e atendimento especial do curso de enfermagem da Unipar. A manhã teve duas palestras (Viver Bem, Viver Zen e Palestra Motivacional) e oficinas de saúde, estética e lazer com o pessoal da Escola do Trabalho e Secretaria de Saúde.

Após o almoço nas colônias, as atividades voltaram a focar na competição do Fronteira do Leite.

À noite, a banda guairense Golden N′Soul abriu o palco RPC. No palco da Fronteira do Leite a dupla de pai e filha Beto e Andressa mais uma vez foi a atração. Desta vez, porém, acompanhados de Alex, também prata da casa.

No palco RPC, outras duas apresentações: Adson e Jeferson e grupo Nova Geração. Com o anfiteatro novamente lotado, Manutti fez o show principal. O público não arredou o pé e assistiu em peso ao show de Pedro e Vinicius no Palco RPC até às 03h30 da madrugada.

Terça-feira

Feriado é bom para reunir a família no tradicional almoço de confraternização, não é mesmo? Pois foi mais uma oportunidade para famílias inteiras descerem até o Centro Náutico para provar de nossas iguarias gastronômicas. A tarde teve apresentação do grupo japonês Taiko, de Cascavel. Quem também deu uma canja foi a Escola Municipal de Arte Circense.

Um bom número de participantes prestigiou o Show de Prêmios, que sorteou um carro, uma moto e uma TV 49 polegadas.

Após o sorteio, houve show de rock com a banda Defex. A grande apresentação artística da terça foi o show infantil Clássicos Encantados/Príncipes e Princesas, Mágico de Oz, Frozen e Patrulha Canina.

A programação foi encerrada pela Escola de Dança Espaço de Artes Hope.

Texto Cristian Aguazo

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 14/11/2018 14:08:26