Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 235 vezes

Quarta-feira, 16 de Maio de 2018

Guairense, você sabe o que é e como funciona o Econponto?


Em julho de 2017, Guaíra instalou 13 ecopontos visando facilitar a vida da população no se que se refere ao descarte de lixo e com o objetivo de manter a cidade mais limpa.


Quase um ano depois, o espaço é motivo de reflexão. Ontem, 15, os vereadores convocaram os membros da Secretaria de Infraestrutura para uma conversa técnica para discutirem o projeto. Com as justificativas, ficou clara a necessidade de dialogar com a população para que a mesma tenha consciência do que significa um Ecoponto.


Guaíra conta hoje com 20 estações, tem feito o trabalho de limpeza, mas precisa contar com o apoio da população para garantir o sucesso do programa.
Vale lembrar que por lei o Município não tem a obrigação de recolher entulhos ou materiais inservíveis. É responsabilidade de cada cidadão dar o devido descarte. Contudo, estes Ecopontos são uma maneira do governo municipal facilitar a vida dos guairenses.


Todos os Ecopontos da cidade estão devidamente identificados e possuem informações importantes sobre o correto descarte.

O diretor do Departamento de Limpeza, Marcos Beffa, ressalta a importância deste equipamento público para a cidade. "Com a implantação dos Ecopontos, espero que a população se conscientize e comece a dar o destino correto para pequenos volumes de entulho, móveis sem utilidade entre outros materiais, que antes eram descartados em via pública e em locais indevidos, o que ocasionava transtornos para pedestres, motoristas, além de deixar os locais com aspecto ruim". Beffa explicou, ainda, que os Ecopontos dão mais visibilidade à atividade dos carroceiros que trabalham não somente com o descarte correto do lixo, mas também orientando a população.

Além das melhorias executadas nos Ecopontos, a equipe de mobilização do Departamento de Limpeza Urbana realiza, frequentemente, ações de fiscalização e mobilização social, a fim de conscientizar a população quanto ao descarte correto do lixo.


A população pode contribuir não somente se conscientizando e fazendo sua parte, mas também como um agente fiscalizador, realizando denúncias relativas ao descarte incorreto do lixo. A prefeitura possui o telefone 156 (gratuito) e 9 8456 2078 ou 3642 0010 para denúncias, pedidos de limpeza e informações.


Não é permitido o descarte de animais mortos, tampouco de lixo eletrônico. O lixo eletrônico pode ser levado diretamente no Departamento de Meio Ambiente, no CAM.

Texto Cristian Aguazo




 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 18/10/2018 19:08:44