Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 512 vezes

Segunda-feira, 30 de Julho de 2018

Secretaria de Segurança Pública e Trânsito adverte: O excesso de velocidade MATA!



Diariamente notícias sobre acidentes de trânsito invadem os meios de comunicação, onde a imprudência diante do volante ocasionam várias vítimas. Muitos desses acidentes, estão relacionados ao excesso de velocidade.

O excesso de velocidade está entre os principais fatores de risco no trânsito, e por incrível que pareça o maior número de acidentes ocasionados por esse motivo, ocorre dentro cidades.

A maioria dos motoristas não levam em consideração a existência do limite de velocidade em vias urbanas, principalmente quando se trata da realidade das cidades com menor número de habitantes.

O Secretário Municipal de Segurança Pública e Trânsito, Edson Manoel Auler, chama a atenção para a realidade encontrada em Guaíra, "_Temos percebido no perímetro urbano de nosso Município, inúmeros motoristas que agem com total imprudência, conduzindo o veículo em velocidade inadequada ou excessiva em vias públicas aumentando os riscos de acidentes."

Em regra, mesmo que não tenha placa informando, o limite de velocidade em vias urbanas é de 40 Km/h, e algumas ruas são regulamentadas permitindo velocidade de até 50 km/h em Guaíra. Mas o que se vê nas ruas, são carros transitando acima desses limites.

A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito recebe diariamente várias solicitações para implantação de lombadas (quebra-molas), em Guaíra. Mas este recurso, muito usado para ajudar na redução da velocidade, exige critérios como largura, comprimento e altura, dependendo de cada localidade e do resultado de um estudo obrigatório como determinado na Resolução nº 600, de 2016. Sendo assim, nem todos os pedidos podem ser atendidos e a implantação de radares eletrônicos, depende da municipalização do Trânsito, que ainda é um processo em andamento.

Excluindo as opções físicas de controle de velocidade, Guaíra conta com a conscientização dos motoristas, para evitar acidentes que podem trazer perdas ou sequelas irreparáveis no âmbito familiar. E isso pode acontecer com quem dirige carros, motos, pedestres ou ciclistas, basta ser um usuário de via pública.

Os cartórios judiciários também estão repletos de inquéritos relacionados a acidentes de trânsito. Pois quando você excede a velocidade e se envolve num acidente, você automaticamente assume o risco de matar ou ferir alguém, e isso é crime. Muitos acidentes podem até não ocasionar mortes, mas mesmo assim são tentativas de crimes contra a vida, o que vai gerar uma série de incômodos para o motorista e seus familiares.

"O trânsito é imprevisível e o condutor precisa ter tempo e espaço suficientes para reagir em situações adversas. As pessoas não devem ser o problema, mas a solução. Juntos, podemos tornar nossas ruas e estradas mais humanas e seguras", definiu Edson Manoel Auler, Secretário Municipal de Segurança Pública e Trânsito


Ainda mais cedo, um visitante da assessoria de imprensa, perguntou o que vai se publicado hoje? A resposta foi, hoje o assunto será excesso de velocidade mata. O visitante comentou algo bem intrigante após a resposta, "_esse assunto? Poxa, isso aí só sente quem perde, antes disso ninguém quer saber." Se realmente for dessa forma o pensamento de todos, muitas vidas ainda deixarão esse plano. Excesso de velocidade mata. Dirija com consciência, por você, por sua família, por seus amigos, pela sua cidade.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 27/03/2020 20:21:03