Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 644 vezes

Terça-feira, 31 de Julho de 2018

Centro Náutico Marinas atrai centenas de pessoas nas horas de lazer


Guaíra é uma cidade de fronteira, cheia de encantos naturais, dona de uma história riquíssima e uma cultura singular. Devido os altos e baixos da história, anulou-se por muito tempo o verdadeiro brilho do Município. Mas aqui vive um povo aguerrido, sofrido e que merece sorrir. Inspirado no símbolo mítico da ave Fênix, que tem o poder de renascer das cinzas, o que se vê em Guaíra hoje é um renascimento.

Muitos vão perguntar, onde está esse renascimento? O renascimento pode ser visto nas pequenas coisas. Ações consideradas pequenas dentro de uma administração, devolveram a vida no Centro Náutico Marinas, por exemplo.

Quando Guaíra recebeu o Centro Náutico Marinas da Itaipu, foi anunciado que o local seria para atender a demanda de entretenimento, lazer, diversão e exploração turística, como forma de minimizar os efeitos da perda das Sete Quedas. Inicialmente o objetivo foi alcançado. Porém uma estrutura como as Marinas, requer investimentos com uma certa rotina, para não cair no esquecimento ou para não se tornar um local destinado aos maus elementos de uma sociedade. Por um tempo podemos dizer que as Marinas, mesmo com o seu por do sol maravilhoso, teve seu inferno astral.

Desde o início do ano passado o Centro Náutico tem sido uma das prioridades do planejamento de ações da secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, que mantêm seu escritório sede no local. As manutenções, como corte de grama e limpeza passaram a ser mais frequentes e eventos, esportivos e culturais passaram a ser realizados no local. A pintura das quadras, a aquisição de um campo sintético e a implantação de um campo de areia definitivamente reavivaram as tardes ensolaradas da comunidade.

Famílias passaram a ter o hábito novamente de frequentar o espaço. De levar seus filhos para jogar bola, brincar, andar de bicicleta. Esportistas dão preferência para fazer suas caminhadas, corridas e explorar trilhas. Rodas de amigos dividem o tererê, o chimarrão ou o lanche de um piquenique em conversas animadas. Todas as faixas etárias fazem suas peripécias da pesca nas margens do rio. E sem exceção nenhuma, todos gostam de apreciar o mais lindo por do sol. Tem também a área de camping que está sendo ampliada e recebendo melhorias, com a construção de novos quiosques e banheiros. Tem a estrutura para receber motorhomes que antes não tinha. Isso fez a diferença após os encontros internacionais de motorhomeiros realizados em Guaíra, que colocou a cidade definitivamente no roteiro turístico dos viajantes. "Um espaço como o Centro Náutico é propício para reunir as famílias. Nosso trabalho é contínuo. Não vamos parar por aqui, muita coisa ainda será oferecida para a comunidade guairense," relata Ana Cláudia Foletto, diretora de Turismo.

Passear pelas Marinas tornou-se obrigatório nos finais de semana. E uma ótima opção também, nas férias da criançada que este ano puderam contar até com profissionais de educação física em aulas esportivas. Tornou um local seguro e atrativo para a cultura familiar de se divertir."É uma alegria infinita ver esse espaço sendo ocupado por gente do bem. Esse lugar é lindo, é uma obra-prima, um privilégio ter um local como esse em nossa cidade, temos que valorizar. O serviço da secretaria está em evidenciar a beleza e os atrativos que o lugar tem por natureza", constata Camila Terron, Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura.


 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 31/03/2020 17:45:36