Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 508 vezes

Terça-feira, 31 de Julho de 2018

Vinte e duas famílias de Guaíra são contempladas com curso de capacitação do Programa Família Paranaense


O Programa Família Paranaense é um programa estratégico que tem como atribuição primordial a articulação das políticas públicas de várias áreas dos governos estadual e municipal com diferentes setores da sociedade, com vistas ao protagonismo, à proteção e à emancipação das famílias que vivem em situação de maior vulnerabilidade social em todo o Estado. Para isso, o Programa prevê uma série de investimentos de responsabilidade estadual e municipal, consolidando assim, uma parceria consistente para atender de fato as famílias que mais precisam.


O Programa de Capacitação da Família Paranaense teve início, em Guaíra, no último dia 24, na Escola do Trabalho. Serão ofertados gratuitamente quatro cursos, Manicuro/Pedicuro, Cabeleireiro, Depilação e Maquiagem. Atenderá vinte e duas famílias oriundas do Programa Família Paranaense e Cadastro Único.


Os cursos são financiados pelo governo do Estado no valor total de trinta e dois mil reais, pagos a Empresa Líder para a contratação dos Instrutores, Monitores e execução dos Cursos. Conta ainda com o apoio do município através das Secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico e Emprego na identificação do público-alvo, inclusão das famílias, indicação dos instrutores e cessão do espaço físico.

"Esse é apenas o primeiro passo de uma longa caminhada, em que os desafios a serem vencidos são muitos, pois, infelizmente, vivemos numa sociedade desigual e injusta, e para mudar esse panorama, temos que ter iniciativas voltadas para a emancipação do sujeito, fundamentadas em princípios éticos, de respeito a diversidade, de crítica a desigualdade social e da construção de processos de transformação", afirmou a assistente social Roselene Assis

Almir Bueno, Secretário de Assistência Social, defendeu a importância de Guaíra ser uma das cidades privilegiadas a receber esse serviço, por ser uma ação pensado em tudo, pois as mães poderão trazer levar a crianças, porque elas terão um espaço lúdico todo montado especialmente para atendê-las "Conhecemos a realidade guairense e nós mais que ninguém queremos ver a diferença na vida dessas pessoas. Acreditamos que desenvolver essas mães de famílias trará um novo horizonte a elas e elas serão exemplo para muitas outras mulheres", afirmou Almir.

O vice-prefeito, Valberto Paixão, deixou como exemplo sua própria caminhada, que teve o ofício de cabeleireiro, porém nunca foi profissionalizado. Com isso Beto fomentou ainda mais, a vontade de fazer acontecer das alunas.

O Diretor-geral da Empresa Líder Capacitação, Gilmar Antonio da Silva, explicou detalhadamente a forma que o curso será aplicado e também relembrou que faltas impedirão o sucesso. Lembrou que a formatura será feita junto com o casamento comunitário, outra ação da secretaria de assistência social, em novembro, onde as alunas, serão profissionais e vão ser a responsáveis pelo embelezamento das noivas e noivos.

O pastor Carlos Adriano Mota, da Igreja Batista Ebenezer, fez questão de destacar as palavras proferidas por Almir e Gilmar, que de 399 municípios do Paraná, menos de 100 foram contemplados com a capacitação e que Guaíra está entre eles. Ele disse para as alunas, que não é por acaso que se é escolhido e que oportunidades são únicas. "Aproveitem esse privilégio", enfatizou o Pastor.

Também participaram da solenidade de abertura, Juliana Rigolon, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego; Katiuscia Boeira, diretora da Escola Municipal Técnica e Profissionalizante; Adriano Richter, diretor de Indústria e Comércio; Eliane Schuback - Banco Social e Melanie Alves Nunes da Silva, instrutora do curso de maquiagem.

A solenidade ainda contou com uma emocionante aparesentação da aluna Patrícia, que mostrou ter muito talento para música e após, todos participaram de um coffee break, oferecido pela empresa Líder.





 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 31/03/2020 17:45:36