Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 99 vezes

Quinta-feira, 09 de Agosto de 2018

Agosto Dourado - Fórum sobre Aleitamento Materno foi realizado em Guaíra

A Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (09), um Fórum que reuniu profissionais da saúde e munícipes, na Unipar, para a discussão do assunto do agosto dourado, Aleitamento Materno.

O evento seguiu o tema definido em nível mundial, Aleitamento Materno, a base da vida.

Prefeito Heraldo fez a abertura dizendo que considera o assunto um dos mais importantes, pois trata-se de vida.

Franciele Giacomin, coordenadora do Departamento de média e alta complexidade, fez o lançamento oficial do projeto das ACS(Agente Comunitárias da Saúde) amigas do peito. O projeto visa capacitar as ACS sobre o aleitamento porque são elas que tem mais contato com as famílias, uma vez que o trabalho delas é a visita rotineira das residências pertencente a área de cobertura das UBS(Unidade Básica de Saúde).

Dra Larissa Kunico Hassegawa Stanger, médica ginecologista e obstetra, iniciou as palestras da manhã com o tema central, Aconselhamento da Amamentação Correta. Dra Larissa abordou pontos importantes como a maneira do bebê pegar o bico do seio da mãe, posição correta para mãe e criança. Falou sobre lendas que envolvem o assunto, dos mitos e verdades como por exemplo a restrição alimentar da puérpera nos primeiros 40 dias. Falou sobre a ansiedade da mãe nos primeiros cinco dias, período que pode demorar para descer o leite.

Dr. Cleyton Barbosa, ginecologista e obstetra foi o segundo palestrante - complicações da amamentação e trouxe para o fórum pontos específicos da fisiologia da amamentação. As causas, sintomas e as soluções dos problemas ocasionados na amamentação como o ingurgitamento mamário, desde o estágio inicial até a fase inflamatória, mastite, abscesso mamário, galactocele. A prevenção e a solução é quase sempre a mesma para todas dúvidas da amamentação, amamente o bebê, quanto mais ele sugar menor serão os problemas.

Dra. Aline Novaes Almeida Aguiar da Rosa trouxe dados referente às leis, direitos e deveres das mães.
Pouco leite é uma das causas mais comuns da ansiedade da mãe. O bebê percebe o mundo por meio da mãe. O ato de mamar não é exclusivo para saciar a fome, é também para buscar conforto, segurança, tranquilidade e calmaria.

A mãe tem que estar calma, tranquila para poder alimentar o seu bebê de todas as formas. E para isso acontecer, a família tem que dar o apoio necessário. Amamentar não envolve apenas a mãe e bebê, mas todos que amam o novo membro da família. Para dar certo, para garantir o melhor para criança é preciso de todos.

Dra Aline, também abordou dados que mostram o quanto o leite materno é completo e porque ele é feito exclusivamente para a criança. Leite materno tem mais lactose, mais açúcar e energia. É composto de gordura, água, açúcar, enzimas de ferro, sais vitaminas anticorpos e células troncos. Tem a quantidade exata de proteínas necessárias aos bebês para não sobrecarregar o trabalho do rim. "Leite materno é como se fosse uma vacina que você vai imunizando a criança diariamente, diminui índices de mortalidade, morbidade, alergias, hipertensão colesterol, sobrepeso obesidade diabetes 1 e 2." afirma Dra Aline.

40% das crianças do Brasil mamam no peito até os seis meses, Dra Aline apresentou essa dado como alarmante e finalizou dizendo que é preciso caminhar levando informação para que esse número seja maior e traga um retrato de um Brasil saudável e com mais vida.

Na parte da tarde, as ACS receberam um treinamento mais específico, para poderem atuar junto as famílias na questão do Aleitamento materno, levando sempre o melhor atendimento, acolhimento e informação.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 14/08/2018 20:49:22