Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 494 vezes

Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018

Índice de Infestação do Mosquito da Dengue é menor que 1% em Guaíra


A Secretaria de Saúde anunciou nesta manhã, o resultado do último LIRA (Levantamento do Índice de Infestação o Mosquito Aedes Aegypti).


Município de Guaíra apresentou 0,7% no Lira apresentado nesta manhã de 10 de setembro. O índice é positivo levando em consideração que ele significada que de cada 100 casas visitadas apenas 0,7 (menos de 1 casa) foi encontrado a larva do Mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunha.


Julio Cesar Juvenal, coordenador da Vigilância Sanitária, comemora o resultado, diz que esse baixo índice é o sonho de todo Município. "_Isso é resultado de um trabalho dos agentes de endemias e da fiscalização dos agentes sanitários do Município. Mas o alerta contra o mosquito não cessa com esse bom resultado, para mantermos esse índice ou diminuirmos, é necessário continuar com o cuidado dos quintais, lotes e a limpeza. A notícia é digna de comemoração, mas o alerta para os cuidados com o acúmulo de água em vasilhas, pratos de flores, pneus, piscinas não pode parar. O tempo tende a ficar propício para a proliferação do mosquito, a previsão fala de chuva e calor nos próximos dias e por isso a população tem que ficar atenta", esclarece Júlio.

O Município de Guaíra informa que os trabalhos de fiscalização vão continuar e nos imóveis que forem encontrados focos do mosquito (água parada) os proprietários serão notificados e caso a irregularidade não for sanada, serão multados.

O Secretário de Saúde, Marcos Rigolon pede que a população continue a colaborar com as ações contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, pois com baixo índice de mosquito, a saúde da população estará ais segura contra as doenças como Dengue, Zika e Chikungunha que podem levar a óbito.  "_Em  2018, Guaíra registrou um número pequeno de Dengue e nenhum caso de Zika e Chikungunha e é assim para menos, que devemos continuar", afirma o secretário.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 11/08/2020 16:18:47