Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 142 vezes

Quinta-feira, 06 de Dezembro de 2018

Curso de Mediação Social de Conflitos apresenta reflexão para realidade local



Foi realizado nesta manhã , no auditório da Câmara dos Vereadores, o Curso de Mediação Social de Conflitos, ministrado pela professora Noeme Ferreira dos Santos, Coordenadora das Políticas das Comunidades Tradicionais Da SEPPIR - MDH (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial- Ministério dos Direitos Humanos).

O curso faz parte de um programa de ações do Ministério dos direitos Humanos, que visa levar informações para as cidades, que vão de encontro com os conflitos pré existentes encontrados na região.

A professora e palestra Noeme parte do principio que o conhecimento histórico é necessário para o nascimento de mediadores de conflitos em vários segmentos, como familiar, cível, social entre outros. È necessário entender a evolução dos povos, suas histórias para que ao ouvir a problemática de ambos lados em situações conflitantes, o mediador possa ser o bom senso, e o determinador de caminhos que não traga prejuízos a nenhum dos lados da problemática.

O cronograma do curso apresentou a história de povos indígenas, quilombolas, negros, mulheres, raças estrangeiras, homossexuais, bem como leis que regem cada assunto. E também abordou as atitudes pacificadoras para resolução dos conflitos.

O evento era aberto ao público em geral e contou com a participação de funcionários públicos de vários segmentos, autoridades, representantes indígenas , quilombolas, Conselho da Mulher e Conselho Tutelar.

"O Ministério dos Direitos Humanos entrou em contato para a realização deste curso e solicitou ao executivo o apoio para a execução da ação. Demos o apoio necessário e ao final podemos concluir que foi um evento rico de conhecimento, repleto de aprendizado, principalmente para o momento que Guaíra vive hoje em relação ao conflito de terras. Além de dar uma nova visão para resolução de conflitos diários que aparecem no serviço público. A maior lição que podemos tirar, é que ouvir os dois lados e procurar sempre ter o máximo de conhecimento sobre o assunto é fator indiscutível para um bom resultado como mediador", relatou Gileade Osti, Chefe de Gabinete do executivo.

Vaberto Paixão, vice-prefeito, disse que é indiscutível a importância do diálogo e do aprendizado para as tomadas de decisões, "_um curso muito bom, muito bom poder ter esse conhecimento, esse novo olhar, porque muitas vezes nos deixamos nos levar pelas emoções e nem sempre tomamos as melhores decisões, realmente muito válido essa ação".

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 11/12/2018 19:49:32