A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou hoje (06) os trabalhos do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente - CEACA/PETI.
"Informamos que no ano de 2019 as atividades foram ampliadas passando a contar com 03 turmas no período matutino e 03 turmas no período vespertino. A iniciativa de ampliação partiu do princípio que enquanto estão frequentando o serviço, as crianças e adolescentes do município estão protegidos das diversas situações que possam oferecer riscos", destaca o Secretário Municipal de Assistência Social Almir Bueno.
O serviço está referenciado ao Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, sendo que as crianças e adolescentes que frequentam o CEACA/PETI realizam em período oposto à aula, diversas oficinas que são desenvolvidas por oficineiros e estagiários, sendo estas: Judô, Coral, Informática, Violão, Horticultura, Atividades lúdicas, pedagógicas, culturais e esportivas. Durante o ano letivo, as alunos também participam de diversas apresentações artísticas e culturais nos eventos promovidos pela Secretaria de Assistência Social e outros.
Lembrando que serão incluídas inicialmente nas vagas prioritárias crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, em especial:
- Crianças encaminhadas pelos serviços da proteção social especial: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos; reconduzidas ao convívio familiar após medida protetiva de acolhimento; e outros;
- Crianças e adolescentes com deficiência, com prioridade para as beneficiárias do BPC;
-Crianças e adolescentes cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda;
- Crianças e adolescentes de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos e com dificuldades para manter.
Após o preenchimento das prioridades, as vagas remanescentes serão disponibilizadas à comunidade em geral.
Os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS de segunda a sexta-feira das 7:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00, com todos os documentos pessoais em mãos e fatura de energia elétrica.