Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 182 vezes

Quarta-feira, 06 de Fevereiro de 2019

Pé na Faixa. Pé no Freio, frota municipal começa a ser adesivada para a campanha que estimula respeito à faixa de pedestres


O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, iniciou esta manhã a Campanha "Pé na Faixa, Pé no Freio".

O Secretário de Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, Edson Manoel Auler, foi o idealizador da campanha, que tem como objetivo ajudar na educação do trânsito conscientizando as pessoas sobre a lei da faixa de pedestre.

A faixa de pedestre é o nome daquele espaço situado na rua para que os pedestres possam atravessar sem qualquer tipo de problema. É estabelecido pelo artigo 214 inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro, que deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado que se encontre na faixa a ele destinada, é infração. Tal infração é gravíssima e resulta em penalidade de sete pontos na CNH, sem contar a multa no valor de R$ 191,54.

É importante saber que, mesmo nos locais onde haja semáforo, se o pedestre iniciar a travessia quando o sinal está vermelho para o condutor, ainda que, em seguida, o sinal fique verde, é necessário que o condutor espere o pedestre concluir a travessia, para depois seguir em frente.

Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso, estacionar sobre a faixa de pedestres, parar sobre a faixa de pedestres ainda que não haja sinal luminoso e retornar passando por cima de faixa de pedestres são também atos atípicos e, consequentemente, infracionais, que resultam em diferentes penalidades para o condutor infrator.

Edson Manoel Auler, chama a atenção para a realidade municipal, "essa campanha foi idealizada com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as faixas de pedestres, a maioria das pessoas ignora a existência delas e isso muitas vezes acaba ocasionando problemas e até mesmos acidentes. Se todos respeitarem as faixas, teremos um trânsito educado e minimizaremos muitos problemas. A campanha começou com a adesivação dos carros da prefeitura, que circulam muito pela cidade, objetivamos que a imagem usada nos carros possa ajudar no alerta ao respeito da faixa do pedestre. Posteriormente a campanha se desdobrará para outras mídias e esperamso que a população compre a ideia e passe a respeitar de fato as faixas de pedestres de Guaíra", conclui o secretário.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 24/05/2019 18:15:32