Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 272 vezes

Sexta-feira, 15 de Março de 2019

Grupos terapêuticos já são realidade no CAPS


A Secretaria de Saúde por meio do trabalho do departamento do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, vem realizando uma atividade inovadora com meninas com idades entre 13 a 17 anos.


As profissionais, Ana Lucia Tormen, Assistente Social, e Tânia Lopes, Psicóloga, ambas servidoras municipais, criaram um grupo denominado Metamorfose, que atende dez meninas em horários de contra turno escolar na unidade do CAPS, onde trabalham diretrizes de reconhecimento de vidas e fomentam reflexões voltadas as experiências cotidianos das adolescentes.


Ana Lucia Tormen, enfatiza que o objetivo é produzir saúde mental de forma mais suave e minimizar os danos adicionados a vidas das meninas.


Por meio deste trabalho, a psicóloga está empregando especificamente neste grupo, técnicas que retratam o crescer. A adolescência é uma fase de muitas mudanças, e é determinante para a transição da infância para a idade adulta. E é nessa fase que as adolescentes sentem que o fato de "crescer, dói". Com essa abordagem do CAPS, já foi possível perceber que as integrantes do grupo, conseguiram entender essa "dor" com mais ciência por meio do conhecimento oferecido nos encontros e consequentemente conseguiram ter o empoderamento necessário para resolução dos problemas típicos da idade com minimização dos transtornos.


"Relatos como o simples fato de esquecer uma "obrigação" como entregar um trabalho escolar já é motivo de ser "preguiçoso ou vagabundo", e sem o acompanhamento profissional muitas vezes esse tipo de conflito externo e interno se transforma em grandes traumas", conta Tania Lopes.

As profissionais também observam que mesmo com a dor do sofrimento, as meninas permanecem firme no propósito de buscar suas vitórias internas. "Toda idade tem seus mecanismos, mas a juventude vem carregada de condições que muitas vezes não fica claro para quem está vivenciando; e com ajuda externa ficara mais leve e fácil vivenciá-la", pontua a psicóloga, Tania Lopes.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 24/05/2019 18:15:32