Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 270 vezes

Quinta-feira, 23 de Maio de 2019

Plano de prevenção e combate a incêndio é realizado em escolas em Guaíra


Na manhã da quarta-feira (22) a Escola Duque de Caxias e CMEI Maria Aparecida Silva Pereira realizaram uma simulação de incêndio denominado, Plano de Abandono e Fuga e Incêndio. A ação foi realizada em todas as escolas e CMEIS do Município.

O Programa Brigadas Escolares foi iniciado nas Escolas Municipais de Guaíra em 2018, oferecendo formação aos profissionais da Educação. O objetivo principal do programa é proteger e manter a comunidade escolar segura em situações de risco. Os treinamentos são baseados em boas práticas nacionais e internacionais, instruindo servidores para atuação emergencial, assim como a instalação de equipamentos mínimos que possam ajudar em eventuais ações emergenciais na escola.

O Plano de Abandono Escolar hoje é uma exigência da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, sua execução é de responsabilidade da direção de cada escola, com o apoio da Brigada Escolar que foi previamente treinada, contendo um método adequado à realidade de cada escola, com a finalidade de realizar a saída emergencial de todos que estiverem na edificação escolar de maneira organizada e segura.

O propósito dessas simulações é orientar para que os ocupantes da edificação evitem locais considerados de maior risco, fazendo com que as pessoas saiam do prédio escolar percorrendo as rotas mais seguras possíveis levando em consideração a Planta de Risco da escola.

Um treinamento de simulação de incêndio é de extrema importância para um ambiente escolar. "Um dos grandes problemas em situações de risco é o pânico e não saber como agir", lembra o Soldado Paulo Roberto do Corpo de Bombeiros, "em casos de acontecimentos assim, saber o que fazer salvará vidas".

Ao final da simulação o soldado do Corpo de Bombeiros pode realizar uma avaliação. A meta é que a evacuação do local seja realizada em no máximo 3 minutos. Cada simulação é realizada buscando a maior eficiência.

O dia 22 de Maio, foi a data previamente escolhida para a realização no 1º semestre em todas as escolas e cmeis do município e consta no Calendário Escolar aprovado pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo, sendo realizado novamente 2º semestre, a fim de avaliar a melhora e efetivação na evacuação em casos de emergência.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 11/10/2019 17:34:54