Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 177 vezes

Quarta-feira, 12 de Junho de 2019

Projeto Sou Alfabetizador promove palestra sobre TDHA


No último dia 10, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma palestra, como parte do projeto "Sou Alfabetizador", que teve como palestrante a especialista, professora da rede municipal, Giane Lucia dos Reis. A palestra teve como tema Características de Jovens e Crianças com TDAH- Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

TDAH-- Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.


Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, distração por estímulos do ambiente ou com os próprios pensamentos, são alguns dos sintomas presentes em pessoas com TDAH. O esquecimento é uma das principais queixas dos pais, pois as crianças "esquecem" o material escolar, os recados, o que estudaram para a prova. A impulsividade é também um sintoma comum e apresenta-se em situações como: não conseguir esperar sua vez, não ler a pergunta até o final e responder, interromper os outros, agir sem pensar. Apresentam com frequência dificuldade em se organizar e planejar o que precisam fazer. Seu desempenho escolar parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual, embora seja comum que os problemas escolares estejam mais ligados ao comportamento do que ao rendimento. Meninas têm menos sintomas de hiperatividade e impulsividade, mas são igualmente desatentas.


Giane, palestrante da noite, conviveu anos com o TDAH, sem ter o conhecimento e passou por muitos conflitos em sua vida social e escolar. Hoje ela convive bem com o diagnóstico de TDAH, mais acrescenta que a medicação em alguns casos é necessária para ter equilíbrio e organizar sua vida.


As assessoras pedagógicas da SMED, apresentaram para o grupo a história, RITA, NÃO GRITA!, o texto fala de uma menina com as características de TDAH. E com essa história o professor poderá abordar o tema em sala de aula, aplicar conteúdos programáticos de forma lúdica e dinâmica.


Atualmente, com a disseminação de informações, o tema tem sido amplamente divulgado em vários meios de comunicação, entretanto, ainda assim, muitas concepções errôneas ainda são vivenciadas no âmbito escolar, pois os sintomas de hiperatividade, desatenção e impulsividade são características de comportamento muito comum em crianças em fase de desenvolvimento, e, diante desse fato, nos questionamos se os profissionais da educação consideram essas características antes de rotular essas crianças. Dessa forma, cabe à escola e, mais precisamente aos professores, a possibilidade de identificar precocemente os sintomas e encaminhar a criança para uma avaliação de um especialista na área, pois só ele tem condição de fazer o diagnóstico, alerta a Diretora da educação Especial, Elianara Falci.

A Secretária de Educação, Franciele Danelon, enaltece o sucesso do projeto Sou  Alfabetizador, e destaca a importância de ampliar os conhecimentos acerca das singularidades do ensino e aprendizagem dos nossos alunos.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 17/09/2019 17:16:27