Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 163 vezes

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019

Município promove palestra sobre Combate ao Trabalho Infantil


A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu nesta manhã (14) uma palestra no Salão Multiuso alusiva a campanha nacional de combate ao trabalho infantil, celebrada oficialmente dia 12 de junho. O Vice-Prefeito Valberto Paixão esteve presente no evento 

A palestra foi ministrada pela Procuradora do Ministério Público do Trabalho de Cascavel, Drª Priscila Lopes Pontinha Romanelli. Profissionais da rede municipal de proteção que participaram da palestra puderam aprender mais sobre a legislação que defende crianças e adolescentes do Trabalho Infantil com o objetivo de identificar para melhor orientar famílias combatendo a essas atividades prejudiciais ao desenvolvimento.


De acordo com a lei, no Brasil é considerado Trabalho Infantil toda atividade econômica desenvolvida apor pessoas com idade inferior a 16 anos, salvo quando na condição de aprendiz a partir dos 14 anos. Entre os 16 e 18 anos o trabalho é permitido, porém com proibição em atividades que sejam consideradas perigosas ou prejudiciais à formação e desenvolvimento físico, psíquico, moral e social dos jovens. 

O trabalho Infantil existe em razão de fatores culturais, consumismo e até mesmo argumentos caseiros. A infância e a adolescência são fases fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo, é importante respeitar cada fase, o trabalho precoce interfere diretamente no desenvolvimento, os danos podem ser físicos, emocionais, e sociais, violando os direitos humanos e principalmente, ao direito da criança ser criança e do adolescente ser adolescente. 

A erradicação do Trabalho Infantil requer um processo constante de conscientização da população. É preciso investir em estratégias que visam informar e orientar a sociedade para que estejam cada vez mais conscientes e comprometidos contra a exploração de crianças e adolescentes.

O CEACA/PETI é um dos projetos desenvolvidos pelo município que visam o enfrentamento e erradicação do trabalho infantil tirando crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce oferecendo inclusão em serviços de orientação e acompanhamento.


O Secretário da Assistência Social Almir Bueno ressaltou a importância de buscar conhecimento para auxiliar socialmente as famílias.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 16/08/2019 18:02:49