Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 647 vezes

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

Projeto Recicla Guaíra é apresentado e inicia em setembro


Na tarde desta sexta-feira (19) o Prefeito Municipal Heraldo Trento e o vice-prefeito, Valberto Paixão estiveram presentes na reunião conduzida pelo Secretário de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, Sinomar Maria Neto, no Centro Administrativo Municipal onde foi apresentado o projeto Recicla Guaíra.


A assessora da diretoria de Meio Ambiente, Aline Priscila de Souza, explanou que o processo iniciou em 2017, e conta com recursos da Funasa, Itaipu e vários parlamentares estaduais.


Todo o processo de capacitação das pessoas que irão aplicar a primeira fase do projeto, que é a Educação Ambiental de porta em porta já está em fase final. Em setembro as primeiras residências serão visitadas onde será feito a entrega de dois sacos de rafi por casa, junto com uma apostila com todas as dúvidas sobre a Coleta Seletiva. O lixo reciclável deverá ser colocado nesses sacos que serão entregues e colocados para fora no dia em que estiver marcado para o caminhão passar para recolher. Todo material reciclado será doado para a Associação de Catadores Municipal.


A Coleta Seletiva proporcionará um aumento da vida útil do aterro sanitário, qualidade de vida, alternativa de renda para os associação da cooperativa e Guaíra se tornará uma cidade mais limpa, mais consciente e mais preparada para o futuro das novas gerações.


Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição.


Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes...) e outros resíduos de limpeza.


Há, no entanto, uma outra parte importante dos resíduos que são os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas...). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem.


Para quem já quer praticar a separação correta dos lixos, a diretoria de Meio Ambiente já dispõe de um ponto de coleta seletiva na Praça Duque de Caxias.
Fique ligado, que em breve iremos trazer mais novidades sobre a Coleta Seletiva de Guaíra.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 07/08/2020 19:18:18