Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 389 vezes

Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019

Secretaria de Saúde divulga Nota técnica sobre transferência de pacientes


A Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje (09) uma nota técnica a respeito da transferência de Pacientes. Confira abaixo na íntegra:


NOTA TÉCNICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - TRANSFERÊNCIA DE PACIENTES


Diante das constantes postagens nas redes sociais e com o objetivo de INFORMAR como se dá o processo da busca das VAGAS em leitos HOSPITALARES, para os pacientes internados na UPA ou no Hospital ASSISTEGUAÍRA e que necessitam de serviços médicos de maior complexidade. Informamos que esta busca, identificação e autorização de transferência para as vagas disponíveis, se dá única e exclusivamente pela CENTRAL DE LEITOS, baseada estritamente em critérios clínicos do paciente.

Os serviços de assistência de urgência e emergência do município, atua seguindo diretrizes da Portaria nº 104, de 15 de janeiro de 2014, devendo prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou crônicos agudizados de natureza clínica e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma, estabilizando os pacientes e definindo a necessidade ou não, de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.

Os usuários em observação na UPA que necessitam de internamento hospitalar de BAIXA COMPLEXIDADE, são encaminhados ao Hospital ASSISTEGUAÍRA, conforme disponibilidade de leitos. Os pacientes em situações de urgência/emergência, que precisam ser referenciados para atendimento em estabelecimentos de maior complexidade e para especialidades em nível hospitalar, são regulados pela CENTRAL DE REGULAÇÃO 192 SAMU e a CENTRAL DE LEITOS ESTADUAL, dentro do Complexo Regulador.

Aos profissionais de saúde da UPA cabe, prestar o atendimento qualificado, estabilizando os pacientes, e após identificação do grau de complexidade, inserem o mesmo na Central de Regulação Estadual de Leitos, SENDO ESTE ÓRGÃO, O RESPONSÁVEL PELA BUSCA DE VAGAS DE LEITOS HOSPITALARES ADEQUADOS, NÃO COMPORTANDO À UPA/SECRETARIA DE SAÚDE, O CONTROLE SOBRE A DISPONIBILIZAÇÃO DE LEITOS HOSPITALARES. Porém, após a liberação de vaga pelas centrais reguladoras, o município disponibilizará recursos necessários para melhor continuidade de atendimento ao paciente, por meio do transporte especializado adequado.

Destacamos que o paciente sob cuidados na UPA ou no HOSPITAL, está assistido, medicado e monitorado 24 horas, de forma manter seu quadro estável até a liberação da vaga.

Todos somos sensíveis às preocupações e ansiedade do paciente e seus familiares, mas como qualquer unidade de saúde, integrante do SUS, estamos sujeitos às suas normas e protocolos, mas que sempre estaremos buscando dentro destas regras agilizar o processo, pois cuidar de nossa gente é nossa maior missão.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 13/09/2019 16:58:44