Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 66 vezes

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019

Prefeito Heraldo Participa de importante reunião com o Diretor -Geral da Itaipu

Prefeito Heraldo Trento participou nesta quarta-feira (14) do evento da AMOP que contou com a visita de Silva e Luna,
que assegura manutenção de convênios da Itaipu Binacional. Confira as informações via Assessoria da AMOP.

A histórica visita do diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, à sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), em Cascavel, nesta quarta (14), assegurou a manutenção de convênios entre a usina hidrelétrica, por intermédio da sua Diretoria de Coordenação, com as 54 prefeituras da região Oeste.

Recebido pelo prefeito de Jesuítas e presidente da Amop, Junior Weiller; pelo prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos e pelo prefeito de Pato Bragado e presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Leomar Rohden, Silva e Luna esteve acompanhado do general Luiz Augusto Carbonell, diretor de coordenação da usina e demais assessores.

Os diretores de Itaipu participaram da sétima assembleia geral ordinária da Amop, onde alinharam ações em andamento, verificaram cronogramas e organogramas e discutiram pormenores sobre a execução de cada convênio. Cerca de R$ 300 milhões em recursos foram liberados por Itaipu às prefeituras da região, ainda em 2016. Algumas dessas ações, suspensas, terão continuidade assim que forem sanadas questões técnicas operacionais e outros pormenores.

"Itaipu vai investir no Oeste do Paraná a maior parte de seus recursos destinados a convênios e parcerias", disse o diretor-geral. "A ideia é priorizar obras estruturantes com o emprego de recursos realocados de convênios e patrocínios sem aderência à missão, no Paraná, em especial na região. De todo dinheiro economizado, a região será beneficiada", complementou.

Para Junior Weiller, o momento é de convergência de ações. "Juntas, Amop, Itaipu e prefeituras têm muito a contribuir com o desenvolvimento integrado regional", afirmou.
Por sua vez, o general Carbonell convidou os prefeitos da região a serem parceiros da empresa na execução de convênios para que novos possam ser feitos. "A Itaipu quer ajudar o desenvolvimento regional, mas precisa desse apoio". Além das parcerias existentes, Itaipu está investindo em obras estruturantes, como a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, já iniciada, e a ampliação e modernização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, entre outros.

Em nome dos demais prefeitos, Junior entregou ao general uma placa de reconhecimento por ter dado início a uma obra que era uma antiga bandeira de luta da Amop: a segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, em Foz do Iguaçu.

PRIMEIRA VISITA

Esta foi a primeira visita do diretor-geral brasileiro a Cascavel desde que tomou posse, em 26 de fevereiro. No começo de abril, prefeitos da Amop estiveram no gabinete de Silva e Luna, em Foz do Iguaçu, para estabelecer um primeiro contato com o general. O resultado foi o melhor possível.

De acordo com o diretor-geral, a política de austeridade implantada por ele em consonância às diretrizes do governo federal não afetou os bons projetos. As ações consideradas sem aderência à missão ampliada da usina foram canceladas para que os recursos fossem exatamente utilizados em obras que gerassem legado para a população regional.

"O que fazemos na região não é um favor, mas parceria. Precisamos que seja preservada a qualidade da água de nosso reservatório, para ampliar o tempo de vida da usina, e isso quem faz são os prefeitos. Por isso, todos estes investimentos são uma cooperação entre Itaipu e as prefeituras", concluiu Silva e Luna.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 16/08/2019 18:02:49