Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 95 vezes

Quarta-feira, 30 de Outubro de 2019

O Município de Guaíra está participando de uma expedição de reconhecimento no Parque de Ilha Grande.


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) juntamente ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançaram a inciativa da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso, a "Rede Trilhas". Serão trilhas ligadas de diferentes biomas de Norte a Sul do País, conectando paisagens e ecossistemas brasileiros para promover a organização, estruturação e ampla visibilidade à oferta turística de natureza no Brasil. 

O objetivo deste projeto promovido pelo Coripa, Marinha e Secretaria de Turismo, esporte e Cultura de Guaíra e dos Municípios que fazem parte da região, é oferecer trilhas ecológicas para que no futuro possam ser exploradas por turisticamente. As equipes passarão 3 dias na mata da Ilha estudando as melhores possibilidades para traçar as trilhas nas melhores localizações.

Cada Trilha de Longo Curso utiliza em sua sinalização uma pegada como sua identidade visual, remetendo ao tema de sua região. A Rota dos Pioneiros adotou uma pegada com um bote/caiaque em seu interior atravessado por um remo na transversal. A escolha da marca e do nome remete à região do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná e de seus afluentes (Ivinhema, Piquiri e Paranapanema por exemplo) que foram palco de batalhas, rota de acesso (e de fuga) pelo interior do continente, para indígenas, espanhóis e portugueses, fossem eles jesuítas ou bandeirantes, um processo de ocupação de grande importância por motivo histórico e cultural que poderá ser revivido pelos visitantes. 

Nesta primeira etapa será realizada a sinalização do trecho entre o Porto Camargo e Guaíra. Esta expedição contará com uma equipe técnica em campo para que possam avaliar as condições destas localidades para receber os futuros visitantes que se proponham a fazer esta travessia de forma parcial ou integralmente. 

Um dos objetivos da Rota dos Pioneiros é promover a educação ambiental e desenvolver o turismo regional, por meio do ecoturismo e do turismo rural. O envolvimento dos municípios, dos donos das propriedades particulares por onde a trilha passa, das comunidades rurais e dos grupos de esportistas, como os caiaqueiros e os ciclistas por exemplo, é fundamental para o sucesso desta iniciativa.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 28/05/2020 17:50:06