Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 369 vezes

Quinta-feira, 05 de Março de 2020

Você conhece os Serviços ofertados pelo CRAS?


O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um dos serviços públicos onde são oferecidos serviços, programas e benefícios com o objetivo de prevenir situações de risco e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. 

As ações são realizadas por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, com o Grupo destinado as Gestantes e com o Grupo destinado aos Recicladores. Por intermédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, existe o projeto CEACA, Centro de Atendimento à Criança e Adolescente e o Grupo da Melhor Idade, destinado a Pessoas Idosas.

PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, fortalecendo a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de uma família. Este trabalho estimula as potencialidades das famílias e da comunidade, favorecendo espaços coletivos de escuta e troca de vivências.

Consistem na realização de encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias, por meio da participação de seus responsáveis ou outros representantes, sob a condução de técnicos de nível superior do CRAS.

Grupo operativo destinado aos Recicladores - PAIF 

Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, desenvolvendo ações complementares assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e encontros inter geracionais de modo a desenvolver a sua convivência familiar e comunitária.

O Público Alvo são adultos pertencentes a famílias beneficiárias de programas de transferências de Renda; em situação de isolamento social; com vivência de violência e, ou negligência; com defasagem escolar; em situação de acolhimento; vítimas e, ou vinculados a programas de combate à violência e exploração sexual; em situação de rua; em situação de vulnerabilidade em consequência de deficiências.

Grupo operativo destinado as Gestantes - PAIF 

Fortalecer o vínculo mãe e bebê, tendo em vista a sua relação com a vida familiar e comunitária e com os serviços socio-assistenciais de suporte, enfatizando a troca de experiências, entre as/os integrantes. Busca-se também potencializar a imagem da mãe como figura fundamental para o desenvolvimento pleno de seus filhos, bem como do seu valor no contexto familiar. Fornece informações sobre o cuidado do bebe, na gestação e nos primeiros anos.

SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socio-assistenciais, um serviço realizado com grupos de forma quinzenal, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade, fortalecendo vínculos e incentivando a socialização e a convivência comunitária.

De caráter preventivo, o SCFV além de buscar fortalecer os vínculos familiares e comunitários, procura desenvolver capacidades nos usuários, gerando autonomia e protagonismo através da troca de experiências e integração entre Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, desenvolvendo ações complementares assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e encontros inter geracionais de modo a desenvolver a sua convivência familiar e comunitária.

O Público alvo são Adultos pertencentes a famílias beneficiárias de programas de transferências de Renda; em situação de isolamento social; com vivência de violência e, ou negligência; com defasagem escolar; em situação de acolhimento; vítimas e, ou vinculados a programas de combate à violência e exploração sexual; em situação de rua; em situação de vulnerabilidade em consequência de deficiências.

Grupo da Melhor Idade - SCFV
Desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.
O Público alvo são idosos (as) com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, em especial:
- Idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada;
- Idosos de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda
- Idosos com vivências de isolamento social por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.

CEACA/ Centro de Atendimento à Criança e Adolescente - SCFV
A constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. 

Como ter acesso a estes serviços? 
O Centro de Referência de Assistência Social encaminha os usuários para o SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). Os interessados devem procurar o CRAS para realizar o cadastro e obter as devidas orientações. O atendimento ao público é realizado de Segunda a Sexta-feira, das 07:30h as 12:00h / 13:30h as 17:00h. Para saber mais ligue nos telefones: (44) 3642-8657 / (44) 36458658

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 11/08/2020 16:18:47