Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 79 vezes

Terça-feira, 19 de Maio de 2020

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e Adolescentes


Ontem, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/2000, em razão do "Caso Araceli", uma menina de apenas 8 anos teve seus direitos violados em Vitória/ES. Após ter sido sequestrada e violentada, a menina foi cruelmente assassinada, seus agressores nunca foram punidos.

A Secretaria de Assistência Social informou que, neste ano, já houveram mais de 10 casos de abuso sexual no Município de Guaíra até o início de março. Os casos de abuso, em sua grande maioria, acontecem dentro do círculo familiar da vítima, por pessoas na qual a criança confia, e que possuem o dever de protege-la.

A pandemia do Novo Coronavírus trouxe a necessidade de isolamento social, condição esta que deixou crianças e adolescentes, que convivem com seus agressores, ainda mais sujeitas a sofrerem algum tipo de violência. Segundo a Diretora de Proteção Social Especial, Graziella Freitas, o momento também acaba dificultando a identificação dos casos, "Este momento torna ainda mais difícil a identificação dos casos de abuso, pois grande parte das denúncias eram realizadas nas escolas", enfatiza. A Diretora ainda lembrou que o aumento de casos será muito maior de março em diante.

É necessário garantir a toda Criança e Adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. De acordo com os fatos citados, a situação requer que familiares e a população estejam ainda mais atentos aos comportamentos. A Psicóloga Marlete Frare, ressalta que todos devem estar atentos aos sinais não verbais, "As mudanças de comportamentos mais notáveis são as alterações de humor, agressividade, principalmente em adolescentes, vergonha, medo e pânico", esclarece. 

O Município de Guaíra possui vários meios de acolhimento de vítimas, uma delas é o CREAS, Centro de Referência Especializado da Assistência Social, responsável por ofertar de orientação e apoio especializado a pessoas que tiveram seus direitos violados, por meio de atendimento psicológico e social à criança e ao adolescente vítima de violência. Além do Conselho Tutelar, vínculo entre a população, judiciário e Ministério Público, no qual tem o papel de fazer com que os crimes cheguem até as autoridades competentes para que realizem a investigação referente aos abusos. Atendendo e orientando os pais ou responsáveis, e se preciso, aplicar medidas de proteção.

Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie! Essa atitude pode ajudar as vítimas que estejam em situação de risco.

As denúncias podem ser feitas ANONIMAMENTE a qualquer uma dessas instituições:

• Conselho Tutelar (44) 3642-8656;
• Disque 100 
• Escola, com os professores, orientadores ou diretores;
• Polícia Militar, Polícia Federal ou polícia Rodoviária Federal;
• Número 190.

Esquecer é permitir. Lembrar é combater! Proteja Crianças e Adolescentes.  

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Data da Última Atualização: 25/05/2020 17:52:56