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Quarta-feira, 29 de Julho de 2020

Referência em inovação e tecnologia: projetos que facilitam o acesso à informação


A Secretaria de Tecnologia e Sistemas de Informação foi criada a partir da Lei 2024/2017, anteriormente, era denominada De modo geral, como principal função, ela presta os serviços de suporte e manutenção dos equipamentos eletrônicos e sistemas de rede utilizados pelos servidores do Município.

A Diretoria de Suporte Técnico é responsável pela gestão e manutenção do parque de computadores, impressoras e demais periféricos da prefeitura e atendimento ao usuário. Em média, por mês, realiza mais de 1000 atendimentos, entre eles, os serviços mais prestados são: manutenção de computadores, câmeras, relógio ponto, scanners entre outros equipamentos; Instalação de diversos Softwares; Criação e recuperação de usuários de e-mails, memorandos, acesso aos computadores, acesso ao sistema IPM e outros meios digitais de sistema interno.
Responsável por projetar e manter a conexão de internet e interligação entre os prédios públicos municipais, a Diretoria de Redes de Computadores realiza a instalação de conexão via fibra óptica em todos os 65 prédios municipais. Ainda, executa a instalação e configuração de aproximadamente 200 câmeras de vigilância, monitoradas pelos órgãos de segurança. Foram mais de 27 espaços públicos com redes estruturadas durante a Gestão, e 08 espaços que se encontram em projeto de execução.

Esta Diretoria também realizou a aquisição de um servidor de backup com capacidade inicial de armazenamento de 80TB, que irão aumentar a produtividade digital dos sistemas internos. Ainda, investiu em Data Center próprio, que possibilitou a aquisição de mais 2 servidores físicos, para virtualização nível Interprise. Com todas essas inovações no sistema, o Município economizou cerca de R$400.000,00 reais que eram pagos a empresas terceirizadas.

A Diretoria de Sistema de Informação é responsável por coordenar, supervisionar e dar suporte aos usuários dos sistemas de informações da saúde, compilando os dados e orientando a gestão para a tomada de decisão mais assertiva, segundo os dados coletados. Entre as principais funções, realiza os serviços de Módulo de regulação, que envia os encaminhamentos para que especialidade solicitada seja automaticamente enviada ao médico regulador, para autorização. Este processo totalmente digital eliminou o problema com extravio de documentos. 
O sistema Portal da Saúde auxilia os usuários para que possam acompanhar através do número de protocolo da Guia de exame ou consulta sobre a situação e sua posição na lista de espera, além de consultar o estoque da farmácia em tempo real. Além disso, o sistema de Prestadores de serviços coleta todas as guias recebidas pelos prestadores, estas devem ser autenticadas, e os resultados de exames são anexados no sistema para que o médico visualize de forma digital.

Ainda, realiza a manutenção dos seguintes sistemas: SIGSS - Sistema de Informação Gestão Saúde e Social; ESUS- Sistema de Informação do Ministério da Saúde; E-GESTOR- Sistema de Informação Gestão da Atenção Básica; SIOPS - Sistema de Informação sobre orçamento Publica em Saúde; DIGISUS- Sistema de Informação do SUS; HORUS - Sistema de Informação Gestão Assistência Farmacêutica. Mensalmente, são transmitidos mais de 50.000 registros para os sistemas do governo federal, sendo eles consultas, exames, procedimentos, visitas, entre outros.
A Diretoria de Projetos, Desenvolvimento e Inovação realiza os serviços de análise, projeto e desenvolvimento de softwares ou soluções terceirizadas para resolver um problema. Entre os projetos já desenvolvidos, cita-se: Sarcóphagus, sistema utilizado nos Cemitérios Municipais; Habitação; Festa das nações V 1.0; Carta de serviços V 1.0; Lambárius, para o evento do Torneio de pesca; Carteira de estudante; Processo Seletivo Simplificado; Fórum pedagógico; Animalys e o Educárius V1.0, com mais de 500 aulas cadastradas e mais de 2 mil acessos semanais, que estão auxiliando a Secretaria de Educação durante este período de pandemia.

Para o ano de 2020, a Diretoria está desenvolvendo os seguintes projetos Lambárius PRO; Fórum Pedagógico Online; Site turismo; Carta de serviços, nova versão; Habitação, nova versão; Convitárius, sistema digital de autoridades municipais; Atualização do GeoGuaíra. Ainda, analisando o projeto de sistemas para a Biblioteca pública, Fiscalização, e atualização do Memorando.

Todos estes projetos são desenvolvidos utilizando software livre, ou seja, sem custo de licença de terceiros, e baseando-se nas métricas de softwares, com os projetos desenvolvidos o município teve mais de R$120.000,00 em economia por ano com licenças, implantações e mensalidades.

Durante a Gestão, como reconhecimento pelo sucesso dos serviços prestados, a Secretaria recebeu algumas premiações e reconhecimentos. Saúde Digital: premiado como o melhor projeto em Tecnologia da Informação do Estado do Paraná no ano de 2017; GeoGuaíra: premiado como o melhor projeto em Tecnologia da Informação do Estado do Paraná no ano de 2018; Sarcóphagus: premiado como o 2° melhor projeto em Tecnologia da Informação do Paraná em 2019 e como o projeto mais inovador da Rede Cidades Digitais em 2018; e o Animalys: Premiado como projeto inovador pela Rede Cidades Digitais em 2019.

A Secretaria de Tecnologia e Sistemas de Informação salienta a importância do investimento em sistemas digitais, principalmente durante o período de pandemia, evitando o contato físico e facilitando o atendimento prestado ao cidadão. Agradece a equipe por todos os esforços nos serviços prestados e reforça o compromisso em trabalhar arduamente durante o restante de 2020, desenvolvendo sistemas de apoio ao atendimento da população e auxiliando tecnicamente no que for possível.


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Data da Última Atualização: 07/08/2020 19:18:18