Atenção motoristas: Município de Guaíra anuncia mudança provisória no principal acesso viário da cidade

O Município de Guaíra informa que, a partir desta quarta-feira, dia 2 de julho de 2025, haverá uma alteração significativa na rota de entrada para a cidade para quem trafega pela Rua Osvaldo Cruz, um dos acessos mais utilizados por moradores, visitantes, turistas e caminhoneiros que seguem em direção ao Paraguai ou ao norte do país, pelo estado do Mato Grosso do Sul, via Ponte Ayrton Senna.
A mudança será necessária para dar início a uma importante obra de infraestrutura: a instalação de uma moderna rede de galerias pluviais na região do cruzamento da marginal do Parque do Lago Rogério Lourenço. O investimento tem como objetivo melhorar o escoamento das águas das chuvas e prevenir alagamentos em um dos trechos mais sensíveis do perímetro urbano.
Como ficará o trânsito:
Ao entrar em Guaíra pela Rua Osvaldo Cruz, os motoristas não poderão mais descer em direção à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) até a Praça Castelo Branco, como ocorre atualmente. Uma nova rota será indicada com sinalização clara e agentes de trânsito em pontos estratégicos para orientar os condutores.
A partir do trevo da empresa C.Vale, o fluxo será direcionado à direita, com os veículos pela Rua Alberto Waldow até a rotatória que conecta o Centro à Vila Eletrosul e Vila Margarida.
Nesta rotatória, haverá duas possibilidades de trajeto:
Para caminhões: será obrigatório seguir pela terceira saída à direita, com acesso a Avenida Martin Luther King. A via levará os condutores até a Praça Castelo Branco e, em seguida, à Avenida Almirante Tamandaré, de onde será possível alcançar a Ponte Ayrton Senna.
Para veículos de passeio: além do trajeto obrigatório para caminhões, os motoristas também poderão optar pela segunda saída da rotatória, acessando a Rua das Rosas, que dá acesso ao bairro Santa Paula e à Avenida Paraná. De lá, será possível seguir até a Avenida Almirante Tamandaré, em direção à ponte internacional.
Um pedido à população:
O Município de Guaíra reforça o apelo à compreensão e colaboração de todos durante este período de obras. A intervenção é necessária, estratégica e faz parte de um planejamento urbano que busca melhorar a mobilidade, a drenagem e a segurança viária da cidade.
Motoristas devem ficar atentos à nova sinalização, redobrar a atenção nas rotas alternativas e, sempre que possível, programar seus trajetos com antecedência. Agentes de trânsito estarão mobilizados para garantir a fluidez e a segurança nos primeiros dias de adaptação.
O Município agradece o respeito e a paciência dos condutores e reitera seu compromisso com uma cidade mais preparada para o futuro.