Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br
Webmail
Memorando Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Visualizada 33 vezes

Segunda-feira, 05 de Abril de 2021

Dia Mundial de Conscientização do Autismo




Na última sexta-feira (02/04), foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data instituída oficialmente pela ONU, no ano de 2007. Mas, você sabe o que é o autismo?

Seu nome técnico oficial é Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), mas é mais conhecido somente como autismo. Em suma, trata-se de uma condição de saúde em que o indivíduo possui um déficit na comunicação social, como um todo, seja no processo de interação social, com a comunicação verbal e/ou não verbal, ou com uma série de comportamentos específicos, como o interesse restrito em algo, e movimentos repetitivos.

Vale ressaltar que não há apenas um, mas diversos subtipos deste transtorno. Por isso, inclusive, em que se é utilizado o termo "espectro", pelos vários níveis de assistência que podem requerer, variando desde comorbidades com condições associadas, como a epilepsia, por exemplo, até pessoas independentes, com cotidiano comum. Estima-se ainda que há pessoas que são autistas e não sabem, pois nunca tiveram um diagnóstico. 

Alguns estudos determinaram que fatores genéticos e hereditários podem estar associados às causas do autismo. Por outro lado, há alguns apontamentos acerca da influência de fatores ambientais nesta questão, como a infecção por certos vírus, ingestão de alimentos intoxicantes na gravidez, como o chumbo e mercúrio. Alterações bioquímicas e anormalidades cromossômicas, também estariam sendo associadas dentre essas causas, ou seja, não há ainda um fator 100% determinante que aponte a causa do nascimento de pessoas autistas.

Os principais sinais podem aparecer logo nos primeiros meses de vida, enquanto outros são perceptíveis apenas ao decorrer dela. Entre eles, cita-se a dificuldade de comunicação, como não saber se expressar com as palavras ou dar a elas um sentido diverso; a dificuldade na socialização, como em fazer amigos, ou até olhar as pessoas nos olhos; e alterações no comportamento, como acessos de raiva, frieza emocional, repetição de gestos ou palavras, não atender ao nome quando é chamado, etc.

Os sinais são diversos e únicos, mas, para todos, é aconselhado o tratamento médico e/ou assistencial, o quanto antes. O diagnóstico, quanto mais precoce, favorece o indivíduo no tratamento e suporte necessário para o seu desenvolvimento, pois ele irá receber os estímulos que precisa, de acordo com a sua necessidade.

O dia 02 de abril veio com o intuito de promover a conscientização sobre o tema. O quebra-cabeças e a cor azul foram escolhidos para representá-los, visto que o primeiro mostra toda a diversidade e complexidade dos indivíduos, e o segundo representa a maior incidência dos casos deste transtorno em pessoas do sexo masculino. 

A solidariedade da inclusão ativa e participativa dentro da sociedade é fundamental como um estímulo positivo na vida de todo cidadão, e isso não é diferente na vida das pessoas autistas. A convivência saudável e respeitosa é essencial. Faça sua parte!


DICSI - Texto: Andressa Telestre/Foto; Gabriel Gurjão

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - Manhã 07:30 às 12:00 - Tarde 13:30 às 17:00
Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126 - Centro - GUAIRA - Paraná
(44) 3642-9900
imprensa@guaira.pr.gov.br