Notícia

Dia 21 de março é o Dia Mundial da Síndrome de Down

Dia 21 de março é o Dia Mundial da Síndrome de Down. Essa data foi instituída pelas Nações Unidas em 2012 e tem o objetivo de conscientizar e valorizar a vida das pessoas com a síndrome e garantir as mesmas liberdades e oportunidades que todos têm direito.

Para alcançar o objetivo do dia 21, é promovido mundialmente a campanha conhecida como LOTS of SoCKS que significa, Muitas Meias. O objetivo é destacar a dignidade inerente, o valor e as contribuições que as pessoas com Síndrome de Down possuem como promotoras do bem-estar e da diversidade de suas comunidades no dia 21 de março, todas as pessoas estão convidadas a irem para a escola, ou ao seu local de trabalho, ou apenas sair para caminhar, passear, fazer duas atividades rotineiras usando meias coloridas com pares diferentes em cada pé. As meias coloridas tornaram-se um símbolo global de apoio e conscientização para a Síndrome de Down, representando a beleza da diversidade e a importância de aceitar e valorizar as diferenças.

“A ideia por trás da campanha é simples, mas poderosa: os cromossomos, que determinam as características genéticas, têm formato de meias. Assim, ao usar meias descombinadas, a mensagem transmitida é que ser diferente é divertido e que a diversidade é algo a ser celebrado”.

A ideia é começar uma conversa, então quando as pessoas perguntarem sobre suas meias, você pode dizer a elas: "Estou usando-as para conscientizar sobre a síndrome de Down”. Então, você pode contar a elas tudo o que você quer que elas saibam sobre a síndrome de Down.

O Município de Guaíra por meio da Diretoria de Educação Especial da Secretaria de Educação enviará todas as fotos dos alunos da rede de ensino municipal para a Diretoria de Comunicação Social e Imprensa para serem postadas na rede oficial do Município.

Mas o desafio vai além da escola, todas as pessoas que usarem meias diferentes no dia 21/03 pode enviar sua foto ou até vídeo onde você expresse seu apoio a campanha pela valorização e a inclusão de pessoas portadoras de síndrome de down.

A Síndrome de Down é causada por um excesso de material cromossômico. Indivíduos acometidos por essa condição possuem 47 cromossomos, onde o cromossomo extra está ligado ao par 21. Cromossomos são estruturas dentro das células que contêm DNA e muitos genes. Os genes são segmentos de ácido desoxirribonucleico (DNA) que contêm o código para uma proteína específica que funciona em um ou mais tipos de células no organismo. Os genes contêm instruções que definem como deve ser a aparência e o funcionamento do corpo. Um cromossomo extra, somando três o mesmo cromossomo (em vez dos dois normais), é chamado trissomia. A trissomia 21 causa cerca de 95% dos casos de síndrome de Down. Assim, a maioria das pessoas com síndrome de Down tem 47 cromossomos em vez dos 46 cromossomos normais.

A condição é caracterizada por algumas semelhanças nesses indivíduos, como a aparência, mas é importante lembrar que, mesmo com essas similaridades, cada pessoa é única e apresentam personalidades e características diferentes dos demais.

Os portadores de síndrome de Down, apresentam características físicas semelhantes, como:

raiz nasal achatada ;

Baixa estatura;

Mãos pequenas e dedos curtos;

Flacidez muscular (hipotonia);

Prega palmar única;

Olhos com linha ascendente e dobras da pele nos cantos internos.

A expectativa e qualidade de vida dos portadores de Síndrome de Down aumentaram a partir do século XX, devido aos progressos na área de saúde e maiores conhecimentos sobre o assunto. Com isso, foi possível elaborar diferentes programas educacionais para atender essas pessoas, visando a escolarização, futuro profissional e autonomia.

Atualmente, a sociedade se conscientiza cada dia mais sobre como devem respeitar e valorizar a diversidade humana, oferecendo oportunidades de inclusão para aqueles que são portadores de qualquer deficiência

A síndrome de Down pode ser descoberta antes mesmo do bebê nascer, pelos exames recomendados durante a gravidez.

O tratamento da síndrome de Down é realizado através das necessidades individuais de cada paciente. Mesmo que a síndrome de Down não tenha cura, os tratamentos são capazes de fornecer uma excelente qualidade e expectativa de vida para os portadores.

Os portadores de síndrome de Down possuem os mesmos direitos e necessidades sociais e emocionais que as demais pessoas. Para que eles tenham a melhor qualidade de vida possível, é necessário que as pessoas que os rodeiam estejam dispostas a auxiliar na prática de atividades que façam bem para os portadores da síndrome.

As recomendações são para que as crianças com síndrome de Down sejam estimuladas a brincar com outras crianças. Para os bebês, recomenda-se que os pais e os familiares ofereçam amor, segurança e estímulo para que se desenvolvam. Adolescentes e adultos devem ser estimulados a conquistarem sua independência, privacidade e empregos. Os idosos precisam do mesmo suporte que os demais idosos da comunidade.

Entender que a inclusão é extremamente necessária, é um grande passo para fazermos do mundo um lugar cada vez mais humano e igualitário.

Município de Guaíra
Visualizada 199 vezes
Data de publicação: 14:41 terça-feira, 18/03/2025
Por: DICSI: Texto: Cíntia Marques / Arte: Gabriel Gurjão / Revisão: Cíntia Marques


Últimas Notícias